Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
>> Usuário não cadastrado <<
sexta-feira,
9 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes Diversas e Tecnológicas
Boletos com Cobranças Indevidas




Em seguida alguns exemplos reais de boletos enviados por "Associações" fantasmas e não, que usam aparência de entidades oficiais ou públicas, cobrando valores de empresas, freqüentemente recém-formadas, e passando a sensação de serem pagamentos obrigatórios ou, no mínimo, recomendáveis.
Em alguns casos estas "associações" existem realmente, tem site e escritórios (que porém não evidenciam no boleto), mas não explicam, na hora do envio do boleto, qual deveria ser a razão para o pagamento nem quais os eventuais serviços oferecidos em troca. Simplesmente contam, ao que tudo indica, com a aparência oficial do nome e com certo grau de descuido e desconhecimento do novo empresário.
Na realidade, em todos estes casos se trata de pagamentos indevidos e totalmente facultativos.

É oportuno lembrar que, tecnicamente, não se trata de fraude, mesmo existindo já algumas condenações na justiça para que algumas associações deste tipo mudem a denominação e adotem nomes que não lembrem os de instituições oficiais. É também verdade que este tipo de atividade é, no mínimo, discutível de um ponto de vista ético e que o sentimento de boa parte dos que pagam, e depois descobrem em favor de quem realmente pagaram, é de certa frustração.

Nomes comuns de algumas destas associações são:

* Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACESP)
* Assessoria Comercial do Estado de São Paulo (ASCESP)
* Associação Nacional da Indústria e Comércio
* Associação Comercial e Empresarial do Brasil

O último destes boletos foi publicado no jornal "Folha de São Paulo" em Abril de 2006.

Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal