Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
quinta-feira,
8 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Cartilha de Segurança Digital
20 Dicas de Segurança Digital




Para alcançar um nível aceitável de segurança digital é fundamental conhecer e por em prática no próprio computador e ambiente (de trabalho ou familiar) as seguintes "Vinte dicas fundamentais de segurança digital".

1) Instale um bom programa antivírus e mantenha o mesmo atualizado diariamente, melhor se através do sistema de atualização automática. O programa deve ser configurado para filtrar em tempo real TODOS os programas que forem executados ou entrarem no computador de qualquer maneira e, de preferência, para executar um "SCAN" completo a cada dia ou pelo menos uma vez por semana. Boas opções de programa Antivírus são: Kaspersky Lab, PandaVirus, NOD32 (Eset), Norton/Symantec, AVG, Avira, Avast. Alguns destes programas existem em versão limitada e gratuita.

2) Instale um bom programa antispyware. Configure este programa para filtrar todos os programas executados ou que entrem no computador de qualquer maneira. O programa deverá ainda ser configurado para se atualizar automaticamente e para executar um SCAN completo diariamente. Boas opções de programas deste tipo são: Microsoft AntiSpyware (grátis), Malwarebytes, Spy Sweeper, Spyware Doctor, Counter Spy, Spy Bot (grátis).

3) Instale um bom programa de firewall e o configure para proteção intermediária ou máxima. Caso tenha problemas para executar tarefas no seu computador depois disso poderá ir diminuindo o nível de proteção ou excluindo certas funções. Algumas boas opções gratuitas na internet são: Comodo Personal Firewall (www.comodo.com - o melhor, na minha opinião), Sygate Personal Firewall (agora retirado pela Symantec, que incorporou a Sygate), Zone Alarm, Kerio Personal Firewall e Agnitum Outpost Firewall.

4) Use o filtro de SPAM fornecido por seu provedor, ou se não for disponível adquira um para utilizar junto ao seu cliente de email. Ter um sistema capaz de filtrar as mensagens de SPAM de forma eficaz é importante pois grande parte dos e-mails com arquivos maliciosos anexados são normalmente identificados como SPAM.

5) Configure seu Navegador (Internet Explorer, FireFox, Safari, Netscape...) para que peça SEMPRE autorização e confirmação antes de baixar ou executar qualquer coisa na internet. Depois não autorize ele a baixar nada a não ser que saiba muito bem do que se trata. Como regra nunca execute/abra códigos diretamente da internet, se necessário os baixe/salve, verifique o arquivo baixado com um antivirus, e só rode depois.

6) Antes de utilizar um novo site de compras e fornecer dados dos seus cartões de crédito ou banco, procure informações sobre sua credibilidade, confiabilidade, solidez, segurança e eficiência. Também verifique que o site utilize, para a troca de dados e informações, uma área segura baseada em criptografia (SSL). Para isso confirme que no seu navegador apareça um pequeno cadeado fechado ou uma chave no canto inferior da tela.

7) Desconfie e rejeite comunicados, propostas e ofertas milagrosas de qualquer tipo que possam chegar por qualquer meio (email, MSN, salas de bate-papo, redes sociais, P2P, chat systems em geral etc...).

8) Nunca anote senhas e outras informações confidenciais em lugares de fácil acesso (inclusive arquivos não criptografados dentro do seu computador ou pen drive) ou visíveis.

9) Criminosos podem criar sites que parecem os de bancos ou outras entidades, com o intuito de enganar as vítimas desavisadas e de capturar suas senhas e dados sigilosos. Neste caso o primeiro cuidado é verificar se o endereço que aparece no browser é mesmo o do banco e se este permanece inalterado na hora que aparecer o site (há metodos para redirecionar sites). O segundo cuidado é o chamado teste da senha errada ou do "falso positivo". É só tentar acessar utilizando uma senha propositalmente errada e ver se o site aceita esta senha. Sites falsos costumam aceitar qualquer coisa, já os verdadeiros sabem reconhecer a senha válida de uma errada.

10) Se lembre que a enorme maioria dos casos de fraudes envolvendo internet banking acontece por descuidos do usuário e não por falhas de segurança do bancos. Portanto tome sempre os devidos cuidados quando acessar sua conta e, de forma geral, usar o seu computador.

11) Sempre e só utilize um computador confiável para acessar sua conta e/ou dados sigilosos. NUNCA use computadores públicos ou de terceiros ou ainda computadores que não tenham sistemas de proteção eficientes, para acessar sua conta ou qualquer outra informação sigilosa ou que necessite de uma sua senha (por exemplo uma caixa de email).

12) Evite navegar em sites arriscados e NUNCA baixe qualquer coisa de site que não conheça bem e que não sejam totalmente confiáveis. Como regra geral, sites com material pornográfico e sites que promovem pirataria de software e outros crimes, são perigosos pois frequentemente contém vírus, trojans ou outros programas maliciosos.

13) Nunca responda a e-mails não solicitadas (SPAM), nem para pedir sua remoção de listas de envio ou para reclamar ou solicitar qualquer informação. Eles usam sua resposta para confirmar a existência do seu endereço de email e aí sim que não irão parar nunca. Também não clique em links de descadastramento ou de forma geral em qualquer tipo de link ou site sugerido ou de outra forma presente nestas mensagens.

14) Nunca execute ou abra qualquer arquivo anexado a mensagens de origem desconhecida ou não solicitadas. Sobretudo NÃO abra arquivos dos tipos: EXE COM SCR PIF BAT CMD DPR ASX. Também lembre de configurar o seu programa cliente de email (Outlook, Eudora, Thunderbird...) para que não abra automaticamente os anexos. Na maioria dos casos estes programas são vírus ou trojans ou worms.

15) Não se assuste quando receber e-mails ameaçadores tipo cobranças, cancelamento de documentos ou benefícios, ações na justiça, investigações policiais etc... Também desconfie de mensagens que aparentem tenham sido enviadas por bancos, repartições públicas, lojas famosas e programas televisivos. Não acredite e não leve a sério este tipo de mensagens, os respectivos órgãos e empresas NUNCA enviam mensagens por email com este intuito. Sobretudo NÃO abra nenhum arquivo anexado a este tipo de e-mails nem acesse nenhum link sugerido.

16) Não acredite em promessas milagrosas, ofertas mirabolantes, propostas fabulosas e também não acredite em vendas simplificadas de produtos ou serviços que deveriam estar sujeitos a controle (tipo medicamentos ou coisas parecidas). Na maioria dos casos se trata de golpes ou produtos falsificados e até perigosos ou prejudiciais.

17) Não forneça seu endereço de email principal para publicação em fóruns, salas de bate papo e grupos de discussão. A mesma regra vale para qualquer outra informação pessoal como nome completo, endereço, telefone, números de documentos (RG, CPF, CNH...), lugar de trabalho etc... Se não puder evitar de publicar em algum lugar um endereço de e-mail, substitua o "@" com "(ARROBA)" ou use um e-mail alternativo (veja ponto 19).

18) Evite sempre participar de qualquer tipo de corrente na rede, sejam pirâmides financeiras sejam supostas ou reais campanhas de solidariedade seja o que for. Também desconfie muito de qualquer oferta que lhe chegue pela rede, sobretudo quando existir a solicitação de um pagamento adiantado.

19) Crie um endereço de email alternativo em algum serviço gratuito de webmail (BOL, Hotmail, Yahoo, Gmail, IG...) e utilize exclusivamente este endereço (e não o seu pessoal e/ou profissional) para cadastramento em sites, fóruns, blogs, bate papos, redes sociais etc...quando isso for inevitável.

20) Se recuse a abrir qualquer mensagem suspeita onde não seja claramente definida a identidade de quem a envia (endereços falsos, endereços omissos ou incompletos, assuntos com erros ou incongruentes...). A mesma regra vale para sites que proponham vendas de produtos ou serviços mas que tenham poucos dados, sem endereços e telefone de contato, sem nomes de empresas ou pessoas para contatar, sem referências etc...
É importante também lembrar que, em qualquer mensagem de e-mail, o endereço do remetente é muito fácil de se falsificar. Por isso não confie automaticamente em mensagens que "parecem" ter sido enviadas por seus contatos. Use seu senso crítico e um pouco de desconfiança pois existem muitos casos de fraude com e-mails que usam maliciosamente os nomes de pessoas conhecidas da vítima. Vale ainda lembrar que existem vírus que podem invadir a conta de e-mail de algum seu contato e enviar mensagens daquela conta com o intuito de ganhar credibilidade e assim infectar seu computador também.
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal