Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
10 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
   
Fraudes Diversas e Tecnológicas
Golpes nos sites de vendas, anúncios e leilões virtuais




AJUDA. O que fazer se caiu num golpe deste tipo ?


Esta categoria de pequenos golpes é de difícil combate. A melhor arma nestes casos é mesmo a prevenção, sobretudo na forma de informação preventiva e de um pouco de sã desconfiança do que for “bom demais” ou “fácil demais”.

Se foi vítima de um golpe deste tipo é oportuno que se prepare para o fato que será muito difícil (ou quase impossível) recuperar suas perdas. O que pode fazer é sobretudo com o intuito de tentar evitar que outros sejam vítimas dos mesmos estelionatários e eventualmente que estes acabem presos.

O primeiro passo é obviamente fazer um BO (Boletim de Ocorrência) o mais detalhado possível junto a Polícia Civil, de preferência sempre em uma delegacia especializada em estelionatos.

Outra medida útil é divulgar o ocorrido de todas as formas possíveis publicando nomes e detalhes (incluindo contas bancárias dos golpistas) em vários fóruns de alerta e denúncia. Uma boa opção neste sentido é o nosso fórum aberto no endereço http://www.fraudes.org/guestwrite.asp (leia antes as regras do mesmo). Também envie e-mails para todos seus contatos alertando sobre o ocorrido e solicitando que repassem o alerta para os contatos deles.

Se os golpistas são localizáveis pois deram um endereço verdadeiro (não é um caso comum) ou alguma informação que permita sua localização, pode tentar uma ação na justiça para bloqueio e recuperação, através de um advogado.
De forma geral é sempre aconselhável unir as forças e conduzir ações conjuntas com outras vítimas da mesma quadrilha.

Se o golpista for estrangeiro (ou seja você mandou dinheiro pra um estrangeiro em troca de uma mercadoria ou mandou a mercadoria esperando o dinheiro supostamente vindo do exterior), as chances de recuperar a perda são praticamente nulas.
Existe alguma possibilidade somente se você tiver enviado o dinheiro para uma conta no Brasil (provavelmente um laranja do golpista, em boa fé ou em má fé), neste caso, apos fazer um BO na polícia, e se conseguir mais dados sobre esta pessoa, pode tentar uma ação na justiça alegando estelionato, sempre com o auxilio de um advogado.

Uma vez feito o BO pode ser também útil entrar em contato formalmente (melhor ainda se através de um advogado) com o banco que recebeu o pagamento (banco usado pelos golpistas), informar o ocorrido fornecendo os detalhes da conta usada, apresentando cópia do BO e solicitando o imediato bloqueio desta conta.

Nestes casos é normalmente não aconselhável contratar os serviços de empresas especializadas pois o custo seria provavelmente maior do valor da perda.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal