Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
domingo,
4 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes Diversas e Tecnológicas
Os discadores instalados às escondidas

Alavancas: Ignorância Técnica, Ganância



Existem algumas variantes deste golpe circulando há um bom tempo no mundo inteiro. Na prática o objetivo é aproveitar dos escassos conhecimentos técnicos e/ou da ingenuidade de alguns usuários da internet para instalar no computador destes um discador (ou "dialer" em inglês).

Um discador é um pequeno programa cuja única função é ligar às escondidas para algum número de telefone com tarifa bem cara (números internacionais ou números de serviços a cobrar ou algo assim) e fazer com que esta ligação dure o maior tempo possível.
Para fazer isso utilizará o modem presente na maioria dos computadores, configurando-o para que a operação passe o mais despercebida possível.
A surpresa virá depois, no fim do mês, junto com a conta do telefone.
Freqüentemente o discador é apresentado com um programa que permite o acesso a determinadas informações ou sites que não seriam acessíveis sem ele. Muito comuns são sites pornográficos e sites contendo softwares (piratas) ou músicas.

Os discadores são dissimuladamente instalados usando várias técnicas:

  • Visitando alguns sites (sobretudo de sexo, mas não só) aparece uma janelinha dizendo que tem que baixar alguma coisa para poder ver ou acessar algo, se você aceitar, e clicar em botões tipo "Confirmação", "Sim", "Abrir", "Aceito" ou algo assim, instalará um belíssimo discador.
  • Tem vários e-mails que circulam na rede sugerindo que você tenha ganhado alguma coisa ou esteja recebendo outras vantagens (freqüentemente ligadas a sites de sexo, novamente). Nestes e-mails se diz que, para você receber o seu "premio" ou o que for, tem que clicar e baixar alguma coisa (ou às vezes dizem só que tem que clicar e aceitar o prêmio) ... se fizer isso baixará o famoso discador.
Como regra geral nunca aceite ou confirme nada que apareça em janelinhas não solicitadas ou que tenha uma aparência desconhecida. Na dúvida feche a janela sem apertar nenhum botão.

Veja também os capítulos sobre golpes com números de telefone internacionais e sobre e-mails com vírus, além da nossa "Cartilha de Segurança Digital".
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal