Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
10 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
   
Fraudes Diversas e Tecnológicas
O sorteio vencedor na loteria internacional

Alavancas: Ganância, Gostinho do "Exclusivo", Irracionalidade, Ignorância Operacional, Ingenuidade



Este golpe já é um clássico, mas continua se alastrando pelo mundo inteiro. Existem relatos vindo da Ásia, da África do Sul, de vários países da Europa (sobretudo Inglaterra, Holanda e Alemanha) e obviamente dos EUA.
O Brasil, claramente, com seu povo acostumado e ver sorteios e loterias atrelados à qualquer coisa (contas bancárias, investimentos, seguros, compras, assinaturas etc...), não está isento e já foi atingido em cheio por esta onda.

O golpe é simples e desfruta de mecanismos presentes em outros esquemas, em particular nas variantes digitais da carta da Nigéria (veja capítulo específico).

A vítima recebe um e-mail, supostamente vindo da administradora de uma loteria internacional (raras vezes uma loteria que existe realmente, freqüentemente da Holanda, Espanha, Alemanha, EUA ou Austrália), dizendo que, no âmbito de uma promoção, ou por alguma outra razão, o seu nome foi incluído entre os participantes e ... adivinhe ... ganhou várias centenas de milhares ou até milhões de Dólares ou Euros ou Libras no último sorteio.
O dinheiro estaria depositado em uma "security house" (exatamente como acontece muitas vezes com o "dinheiro" dos golpistas da Nigéria), ou em um suposto banco, ou disponível junto a um "agente pagador" ou a uma outra suposta entidade parecida, prontinho para ser transferido para você ... o que você tem que fazer é enviar os seus dados pessoais, os dados de uma sua conta e mais alguns outros documentos assinados !!

Obviamente irão enviar muitas "comprovações" da existência do seu prêmio, certificados de "ganhador", outros documentos "oficiais" e até cópia do cheque que estaria lhe esperando (sic!).

Se você cair nesta conversa poderá sofrer até dois golpes de uma vez só ... primeiro eles tentarão pegar algum dinheiro adiantado de você, alegando, freqüentemente por intermédio da "security house" (que quer dizer "empresa de segurança ou custodia" e não "seguradora" como muitos acham) ou suposto banco, que tem impostos ou taxas de custódia, impostos para "não residentes", taxas para processamento, prêmios de seguro, custos bancários da transferência, despesas legais, ou qualquer outro tipo de custo para pagar antes que o dinheiro do suposto prêmio seja liberado e transferido para a sua conta.
Logo depois, de posse dos seus dados bancários e de cópias da sua assinatura e documentos, eles poderão tentar sacar dinheiro da sua conta (veja capítulo específico sobre este tipo de golpe).

Existem fortes indícios que boa parte dos golpes deste tipo (sobretudo os vindo da Europa) sejam organizados por grupos de nigerianos e outros africanos expatriados, que estão diversificando suas atividades fraudulentas. Foram também registrados alguns golpes deste tipo vindo da Ásia.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal