Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
quarta-feira,
16 de abril de 2014
Atualizado em: 22/02/2014
     
Monitor das Fraudes
Tipos de Fraude e Mecanismos/Ferramentas




Existem duas grandes famílias de fraudes nas quais pode ser reconduzida a maioria das fraudes que tive a oportunidade de examinar.

1) Fraudes do tipo "Advance Fee" - aquelas fraudes onde com alguma desculpa o fraudador pede algum tipo de sinal ou adiantamento, a qualquer título (por exemplo custos documentais ou advocatícios, seguros, subornos, impostos etc...), para conseguir em favor da vítima um suposto benefício muito maior. O objetivo é ficar com o valor adiantado e deixar a vítima na mão.

2) Fraudes do tipo "Capital Vanish" - aquelas fraudes onde com alguma boa desculpa o fraudador toma posse ou controle direto ou indireto de um valor (normalmente em dinheiro) de propriedade da vítima, através da promessa de conseguir uma vantagem relevante (juros elevados, lucro comercial elevado, financiamentos a taxa reduzida ... etc.), e faz com que este montante desapareça (o destino final é sempre o bolso do fraudador). Freqüentemente (mas nem sempre) os meios adotados para conseguir este resultado são sutis e engenhosos e mostram um profundo conhecimento dos mecanismos legais e dos mercados.

Existe ainda uma terceira categoria de "fraude" que não tem como finalidade pegar dinheiro da vítima mas sim obter informações, "ferramentas" ou documentos (quais contratos, cartas etc...) que possam ser usados para facilitar outras fraudes posteriores junto a mesma ou sobretudo a outras vítimas. Isso é comum quando a vítima é uma pessoa respeitada e conhecida ou uma empresa de porte e renome. Neste caso os fraudadores terão interesse em obter - por exemplo - um contrato de serviços (que nunca irá ser executado) ou uma carta dizendo que a vítima tem interesse na operação proposta para depois usar este documento como referência junto a outras vítimas com a finalidade de provar que eles - os golpistas - são pessoas sérias e respeitadas que tem negócios com a empresa TAL ou com o Sr. FULANO (ambos realmente respeitáveis e conhecidos). Você não irá perder dinheiro mas a sua reputação poderá ser comprometida e de qualquer maneira ajudará os golpistas a prejudicar alguma outra vítima... portanto tome cuidado neste caso também.

Ferramentas dos Golpistas

Para realizar qualquer tipo de fraude, os golpistas se aproveitam, além das alavancas e técnicas psicológicas já detalhadas (no capítulo anterior), também de algumas "ferramentas" operacionais específicas:

1) Engenharia social.
2) Falsificação de documentos em geral.
3) Roubo ou criação de "identidades" (pessoas e empresas).
4) "Marketing" ativo.
5) Simulação de situações e fatos.
6) Representação "teatral" de apoio.
7) Técnicas neuro-lingüísticas e de persuasão.
8) Técnicas de sedução.
9) Disfarce, mentira e sonegação de informações.
10) Ações legais de "contenção" ou "terrorismo".
11) Ameaças e medo.
12) Uso extensivo da internet para criar "referências".

Estas "ferramentas", que são normalmente aproveitadas sem escrúpulo e com profissionalismo pelos golpistas, constituem um conjunto muito poderoso sobretudo se utilizado em sincronia com as mencionadas alavancas e técnicas psicológicas.

Quanto mais ambiciosos os golpes e sofisticados os golpistas, maior será o conhecimento e a capacidade destes de aproveitar as ferramentas acima mencionadas e as alavancas e técnicas já descritas.

É muito comum os golpistas serem indivíduos com capacidades de sedução e persuasão muito desenvolvidas, com um bom nível (pelo menos aparente) de conhecimentos e com uma excelente habilidade na representação "teatral" de papeis variados.

Além disso é importante refletir sobre o papel que desenvolvem os “desejos intensos” da vítima, que frequentemente acabam tendo um peso relevante sobre o nível de credulidade. Os serem humanos tem sempre uma forte tendência a acreditar naquilo que gostariam que fosse verdade.
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2014 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal