Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
segunda-feira,
5 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes em operações ilícitas ou suspeitas
As Matrizes Originais para imprimir Notas

Alavancas: Ganância, Gostinho do "Exclusivo" e do "Proibido", Irracionalidade, Ignorância Técnica



Por enquanto, vi pessoalmente acontecer este golpe somente na Europa.
Já tenho, porém, notícia de pelo menos 3 casos similares acontecidos no Brasil. O conceito é parecido com o usado pelo golpe dos "Dólares pintados".
Na prática alguém se aproxima da vítima dizendo que tem acesso a um grupo que possui alguns exemplares das matrizes originais usadas para imprimir notas de algum país de primeiro mundo (no Brasil eram matrizes para imprimir notas de 50 R$).

Já vi diversos casos com dólares mas mais freqüentes são notas usadas nos países da União Européia antes do Euro (Liras italianas, Francos franceses, Marcos alemães ...).
A história freqüentemente é que se trata de matrizes gastas mas ainda utilizáveis que tinham que ser destruídas mas alguém conseguiu guardar e desviar. Estas matrizes, mesmo gastas, ainda servem pra imprimir muitas notas.
Em alguns casos chegam a mostrar supostas matrizes aparentemente verdadeiras (podem ser aquelas usadas por falsários) e até amostras de notas supostamente imprimidas com elas.
O que se precisa da vítima, para ela participar da "operação", é dinheiro para comprar o papel, ou a tinta, ou os equipamentos para imprimir ou mais alguma coisa deste tipo. Todas coisas que não se encontram no comércio normal mas que os proponentes "felizmente" tem como arrumar "pelos canais deles" ... só falta ter o dinheiro !!

Obviamente qualquer dinheiro adiantado para este fim será perdido e nunca será imprimida uma única nota. Isso tanto no caso em que o dinheiro seja entregue aos golpistas, quanto no caso em que o dinheiro seja diretamente enviado à algum lugar, supostamente em pagamento de alguma coisa.

Existe uma variante, onde as notas são realmente impressas (ou pelo menos isso é o que dizem e o que parece) e o golpe segue com a "fase dois", descrita no capítulo sobre "troca de dinheiro", nesta seção do site.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal