Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
10 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
   
Fraudes em operações ilícitas ou suspeitas
As variantes da "Carta da Nigéria" na era digital




AJUDA. O que fazer se caiu num golpe deste tipo ?


Primeiramente, se você forneceu para os golpistas dados confidenciais quais cópias de documentos (RG, Passaporte...), dados bancários, cópias de assinaturas etc., notifique imediatamente o seu banco por escrito para que não aceitem nenhuma ordem ou instrução supostamente vindo de você sem antes confirmar a mesma por telefone (indique o seu numero de telefone explicitamente) ou pessoalmente com você.
É bastante comum que os golpistas tentem utilizar as informações e os dados obtidos das vítimas para realizar roubos de identidade e tentar transferências de valores das contas das mesmas.

Se os golpistas agiram do exterior a sua chance de conseguir prender eles é muito pequena e a chance de recuperar suas perdas é praticamente nula. Mesmo assim vale a pena fazer uma denúncia junto a Polícia Civil da sua cidade e a Interpol. Se os golpistas forem da Nigéria é também útil fazer uma denúncia para a EFCC (Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros).

Se os golpistas agiram do Brasil e/ou você teve contatos pessoais com eles e achar que ainda podem estar em território nacional ou pode atrair eles para o Brasil, faça um Boletim de Ocorrência (BO) detalhado na Polícia Civil o mais rapidamente possível, de preferência junto a uma delegacia especializada em estelionatos. Neste caso, se o valor da perda for elevado, pode valer a pena também contratar serviços de empresas especializadas na recuperação de perdas por fraudes.

Obviamente não envie mais para os golpistas, em hipótese alguma, seus dados pessoais ou empresarias (se quiser pode enviar dados falsos), cópias de documentos e assinaturas e obviamente dinheiro.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal