Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
segunda-feira,
5 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes Financeiras e Comerciais
Boletins não solicitados - Fluxo de Exemplo




Nesta seção exemplificarei, por etapas, como é organizado e conduzido um golpe deste tipo (também chamado de "pump and dump"):

a) os golpistas identificam uma ou mais sociedades meio paradas na bolsa, que chamaremos de "empresas X". As características destas sociedades são tipicamente: valor baixo das ações, ações listadas no NASDAQ mas com pouca ou nenhuma movimentação (compras / vendas), setor de atividade potencialmente inovador e pouco conhecido ao grande público, fundação bastante recente, balanços inexpressivos mas não necessariamente ruins e existência de alguma razão ou notícia que possa levar a crer que existem boas perspectivas de crescimento.

b) os golpistas, diretamente ou através de sociedades (normalmente offshore) por eles controladas, realizam uma série de compras de ações das ditas empresas X ao longo de um determinado período de tempo, tentando passar despercebidos e não gerar alarmes. Digamos, por exemplo, que eles comprem 1 milhão de ações a 1 USD cada uma (preço médio real), ao longo de um mês.

c) os golpistas começam a criar boletins de informação financeira se apresentando como uma sociedade de informações sobre investimentos (às vezes até criando uma) e a envia-los a milhares ou milhões de pessoas cujos e-mails encontraram na rede. O boletim tem formatação profissional e os conteúdos misturam informações reais de mercado com informações infladas, virtualmente impossíveis de se verificar, sobre o crescimento e boas perspectivas das empresas X. O boletim também sugere uma compra imediata de ações das empresas X, sendo que a suposta previsão ou perspectiva de crescimento do valor das mesmas é muito grande.

d) eles começam também a vender e comprar pequenas quantidades das ações que possuem, entre empresas por eles controladas e manipulando os preços de forma que estejam sempre subindo. Isso eles conseguem colocando, junto a brokers, ofertas de compra por preços um pouco mais altos da ultima operação efetuada e ofertas de venda por preços compatíveis com este preço de compra. O resultado é que nos sistema de monitoramento do preço destas ações, junto ao NASDAQ, o preço aparecerá como em subida lenta mas constante. Se for analisar melhor descobrirá também que os volumes negociados são sempre muito pequenos e sempre mais ou menos os mesmos, sem grandes negócios acontecendo.
Nestas operações eles não perdem nada pois quem compra e quem vende são as mesmas pessoas, ou seja o dinheiro fica sempre "em família".

e) boletim após boletim eles mostram como estas ações estejam indo bem, como seja uma grande oportunidade de ganhar um bom dinheiro, como as empresas X estejam crescendo maravilhosamente e de forma constante etc ... continuam sugerindo a compra das ações colocando sempre mais em alto os objetivos de médio-curto prazo previstos para o valor destas ações.

f) quando alguém dos leitores dos boletins começa a querer comprar, eles acompanham o mercado esperando a hora certa e a operação (ou operações) do tamanho certo. Podem até vender algumas das ações deles (dependendo do caso) ou deixarem que alguém outro venda para os primeiros compradores dos boletins. Neste meio tempo continuam inflando o preço com as operações "em casa".

g) nesta altura o preço das ações, facilmente, terá chegado a 5-6 USD cada ação (se não mais). Eles aguardam uma boa oferta (ou um conjunto de ofertas) de compra de um volume bom por este valor (provavelmente chegando de um dos leitores do boletim) e vendem todinho o lote deles em um prazo muito curto ... coisa de um dia ou máximo dois dias. Isso quer dizer que eles terão vendido um milhão de ações que foram pagas 1 USD cada uma por algo acima de 5 USD cada uma, com um excelente ganho de capital (quintuplicaram).

h) a partir daí estas ações, não mais sustentadas pelas operações artificiais dos golpistas, poderão continuar a subir um pouco graças a operações entre leitores dos boletins, mas no médio-curto prazo (quando por exemplo as previsões de sucesso das empresas começarão a não se realizar) despencarão para o real valor delas ou seja 1 USD cada uma ou menos, e os investidores terão perdido um bom dinheiro, sem ter com quem reclamar.

Em síntese, o fluxo pode ser representado como no quadro abaixo:
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal