Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
6 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes Financeiras e Comerciais
Exemplo de uma típica apresentação de "HYIP"




Em seguida um exemplo de típica conversa de apresentação, a uma nova vítima, de um HYIP por parte de um intermediário (que pode, eventualmente, estar em boa fé). Vale lembrar que a conversa pode mudar muito em vários detalhes e termos utilizados mas não muda em alguns aspectos fundamentais (que evidenciei em vermelho). Também evidenciei em azul alguns termos e conceitos típicos que se encontram com muita freqüência nestas apresentações ou propostas.


HYIP: Então, se trata de um programa de investimento. Coisa que não se encontra no mercado normal nem em bancos, é reservado a uns poucos operadores em NY e Londres (ou Zurique) que, normalmente, só dão acesso a grande investidores.

Vítima: Mas qual é o risco da coisa ?

HYIP: Não tem risco nenhum. Na realidade precisa só ter o dinheiro líquido em uma conta. O dinheiro vai ficar em seu nome sempre, você não transfere pra ninguém e continua sendo o titular dele. Só precisa colocar o dinheiro num depósito ("safekeeping") por 12 meses e nos entregar cópia do recibo ou comprovante ...

Vítima: Mas eu vou ter disponibilidade do dinheiro, então ?

HYIP: Não vai ter a disponibilidade, mas o dinheiro ficará em seu nome.

Vítima: E qual vai ser o juro pago neste investimento ?

HYIP: Não se trata de juro e sim de lucro em operações de trading sem risco. Neste programa o lucro pago varia entre 40% e 50% ao mês. (NDA: existe de tudo neste ponto, já vi pessoas afirmarem que o lucro iria ser de 50% por semana !)

Vítima: Mas como isso é possível se o mercado de renda fixa (ou seja sem risco) Americano e Europeu pagam juros de 4-5% ao ano ??

HYIP: Existem fundos de pensão que compram grandes volumes de papéis emitidos por bancos ou por grandes corporações, por exemplo MTN (Médium Term Notes). Estes papéis tem um deságio no preço de venda na ordem de 20%, ou seja o preço deles no mercado normal é de 80% do valor de face. Eles já tem fundações que querem comprar por este preço em volumes menores. Eles fecham um volume muito grande antes mesmo da emissão dos papéis e com isso conseguem um preço mais competitivo, na ordem de 70% do valor de face. Isso se chama de compra "fresh cut". Assim que as MTN forem emitidas e virarem "seasoned", serão revendidas pelo preço normal de 80% com um lucro de 10%. Estas operações são feitas várias vezes ao longo do dia.

Vítima: Mas o meu dinheiro não vai mesmo sair da conta e ser usado ? Como é possível ??

HYIP: O seu dinheiro não vai sair da conta. Só precisará confirmar a existência dos fundos no safekeeping (ou custódia) através de SWIFT com o procedimento MT 760 ou MT 105 (ou MT 103).

Vítima: Mas quanto preciso ter para participar do programa ?

HYIP: Olha, este tipo de investimento normalmente é fechado só para grandes investidores com volumes na ordem de 100 Milhões de USD. Neste momento porém temos uma oportunidade única pois nos foi aberta uma janela para participar com 10 Milhões (ou 1 milhão... ou menos).

Vítima: E o meu lucro vou receber como ?

HYIP: O programa tem duração de um ano, mas o pagamento dos lucros é feito mensalmente (ou semanalmente).

Vítima: E se eu não tiver todo o dinheiro líquido mas sim outros ativos ou patrimônio, posso participar mesmo assim ?

HYIP: Dependendo do tipo de ativos pode se conseguir meios para transformar estes ativos em dinheiro, através de securitização, emissão de debêntures, custódias, financiamentos lastreados no ativo, venda do ativo etc ... cada caso é um caso mas isso vai comportar alguns custos adicionais.

Vítima: Tem algum custo prévio para ter acesso ao programa ?

HYIP: Nenhum custo prévio. Somente pedimos que assine os contratos de comissionamento e sucessivamente os contratos com a empresa (ou banco) de trading e as instituições que rodam o programa.

Vítima: E o que devo fazer para participar ? Quais os passos ?

HYIP: Deve nos fornecer uma cópia do seu passaporte, uma Prova de Fundos emitida pelo banco (no máximo com 2-3 semanas), e deve preencher uma ficha de informações do cliente e um contrato de comissionamento. Com isso em 2-3 dias lhe daremos o retorno se foi aprovado ou não. Se sim chegarão os contratos para você assinar e ir em frente com a operação. Depois de assinados estes contratos deverá também enviar a cópia autêntica da SKR (safe keeping receipt).

Vítima: Bom já que todo o programa é baseado em contratos que regem o comissionamento, o uso do meu safekeeping e dinheiro, o tipo de trading que será feito, os lucros a serem recebidos etc ... gostaria de ver previamente uma cópia dos contratos que terei que assinar. Obviamente podem ser descaracterizados e sem nenhum nome ou indicação de empresas, para preservar a confidencialidade.

HYIP: Infelizmente isso não é possível. A empresa de trading que administra o programa não envia contratos antes de ter recebido os documentos iniciais e ter verificado se o candidato é idôneo. Os contratos não são genéricos mas sim feitos para o determinado candidato. Entenda que se trata de uma oportunidade fechada, não para todos, algo sigiloso e altamente confidencial que não pode circular e por isso o banco não quer emitir contratos sem antes saber com quem está lidando.
Inicial  Anterior 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal