Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
quarta-feira,
7 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes no Comércio, C.D.C. e B2B
A nova família de notas do Real




No início de 2009, após anos de preparação e demora, o Banco Central finalmente anunciou o lançamento da nova família de notas de Real.
O processo de emissão se dará por etapas ao longo de aproximados 2 anos, sendo que serão emitidas primeiro as notas de maior valor. A primeira etapa se deu em dezembro de 2010 com a imissão em circulação das notas de 50 e 100 reais.
É importante salientar que as velhas notas continuarão a ter validade mas serão progressivamente retiradas, através do sistema bancário, e substituídas com as novas.
Entre as novas características de segurança presentes nas notas da nova família, vale mencionar:
  • tamanho diferente para cada valor (fundamental)
  • faixa holográfica com desenho personalizado para cada denominação
  • uso, em pontos das notas, de tintas magnéticas oticamente variáveis
Continuarão existindo, mesmo se reformuladas: tintas em relevo, registro coincidente, fio de segurança (com indicação do valor de cada nota), marca d'água (que reproduz em cada nota o tema principal: onça, mico leão, arara...), imagem latente (que não é mais as letras BC, mas os algarismo do valor de cada nota), microcaracteres...

Com estes novos modelos o Brasil se coloca entre os países que emitem notas de alta qualidade. As novas notas de Real contém tecnologia semelhante a das notas mais modernas em circulação no mundo, chegando bem próximo das notas de Euro e dos Francos Suíços (mesmo se estas notas, na minha opinião, ainda são qualitativamente superiores) e ultrapassando, sem dúvida alguma, os mais recentes modelos de notas de Dólar (EUA).

Com certeza, ao passo que estas notas forem distrubuídas, iniciarão a aparecer exemplares falsificados. É, porém, altamente provável que tais exemplares sejam facilmente identificáveis como falsos e, por isso, menos perigosos para o comércio e a população em geral.
Nas primeiras fases e enquanto as notas antigas ainda estiverem em circulação, o mais provável é que os falsários continuem produzindo notas falsas nos modelos antigos, mais fácil de ser falsificado. Portanto deverá se prestar atenção redobrada neste tipo de notas.

A seguir uma comparação gráfica das novas notas em relação as antigas.

Reprodução frente e verso das novas notas de 50 e 100 Reais, que iniciaram a ser distribuídas a partir de dezembro de 2010.



Características de segurança presentes nas novas notas de Real.

Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal