Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
3 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes no Comércio, C.D.C. e B2B
Equipamentos para detecção de cédulas falsas




Existem em comércio alguns equipamentos desenvolvidos para facilitar a detecção de cédulas falsas. Dentre destes os principais são as canetas químicas e as lâmpadas com luz ultravioleta.
Nenhum destes equipamentos elimina a necessidade de realizar um bom treinamento em favor de quem manusear dinheiro, mas podem ajudar muito na identificação sistemática de notas falsas.
Seu uso é portanto recomendável em estabelecimentos comerciais ou empresas com relevante circulação de dinheiro em espécie.

A caneta química parece um marcador e baseia seu funcionamento numa reação química da tinta com o papel moeda. Quando o papel for autentico a caneta deixa, normalmente, uma marca amarelo claro ou até transparente, quando não for autentico deixa uma marca escura. Este teste não é suficiente para detectar, por exemplo notas impressas em papel moeda através de lavagem de notas de valor menor (operação possível somente com as notas da série antiga do Real, todas do mesmo tamanho).



As lâmpadas ultravioletas (ou lâmpadas UV) existem em vários modelos e formatos. O funcionamento se baseia no fato que a luz ultravioleta faz aparecer de forma mais clara determinadas características da cédula (por exemplo a marca d’água) e faz brilhar os fios que incorporam o papel moeda. Quando associado a um adequado treinamento, este é provavelmente o equipamento mais eficaz na detecção de notas falsas. Além disso, o mesmo equipamento pode ser utilizado também para detecção de documentos falsos (RGs, CNHs...) e para verificação de cartões de credito e de outros documentos com características físicas de segurança.



Inicial  Anterior 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal