Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
2 de setembro de 2014
Atualizado em: 22/02/2014
     
Monitor das Fraudes
O Estelionato e o Estelionatário Modernos




Acredito seja importante observar que, hoje em dia, os estelionatários de sucesso fazem amplo uso da tecnologia disponível em quase todos os tipos de golpes. Existem inúmeros casos de estelionato envolvendo de alguma maneira novas tecnologias.

Isso vale para documentos, cheques ou dinheiro escaneados e depois impressos em alta qualidade através de computadores e impressoras, títulos falsificados ou montados no computador, programas desenvolvidos para invadir contas correntes, equipamentos para clonar cartões de crédito ou capturar senhas de terminais bancários, celulares para mandar mensagens falsas, e-mails de todos os tipos e para todos os fins, sites na internet para falsas lojas virtuais ou falsos bancos ou outras falsidades... etc.

Além disso é de se observar um certo aumento no nível escolar médio dos golpistas profissionais.
É bastante comum, hoje em dia, encontrar estelionatários com instrução superior e até com boas experiências profissionais (na economia legal), que aproveitam seus conhecimentos para estruturar estelionatos articulados, engenhosos, complexos e refinados.

Temos registros de advogados, engenheiros, administradores, contadores, bancários, securitários, economistas, médicos, jornalistas, publicitários e muitos outros profissionais com formação superior, envolvidos de alguma maneira na condução de grandes fraudes.

Isso deve servir de alerta para evitar a influência de alguns preconceitos e crenças, que tendem a imaginar e pintar o golpista típico como um "pícaro" romântico, esperto mas inculto, ou como uma espécie de artista que desfruta de boa lábia e arte cênica, mas não tem instrução ou formação de bom nível e portanto pode, em tese, ser facilmente desmascarado por alguém com formação superior.
Este conceito já não era verdadeiro anos atrás e agora é absolutamente falso e até perigoso, por abrir a porta a descuidos e simplificações extremamente arriscadas.
Temos registros de inúmeros casos de golpes onde as vítimas eram profissionais com formação superior, e mesmo assim foram enganados e não perceberam nada até fim do golpe.
Há golpistas muito qualificados em circulação, e não são poucos !
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2014 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal