Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
quinta-feira,
8 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Monitor das Fraudes
O sistema SWIFT nas fraudes




S.W.I.F.T. é a abreviação de “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication”, ou seja Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.
Se trata de uma organização sem fins lucrativos formada pelas instituições financeiras participantes. Foi inicialmente fundada em 1973 por bancos europeus que precisavam de uma sistema mais eficiente e seguro para as comunicações entre bancos e as transferências de fundos e títulos.

As operações com os sistema SWIFT se dão através de mensagens pre-codificadas. Os códigos das mensagens respondem a uma ordem bem precisa e são divididos por categorias, com base no tipo de operação desejada. O código é composto pelo prefixo MT (Message Type) seguido pelo número identificativo da categoria (de 1 a 9) e por um outro número de 2 dígitos que identifica o tipo de operação ou o tipo de mensagem. Vale lembrar que as mensagens que terminam por 99 são as ditas de “texto livre” dentro das respectivas categorias, ou seja servem para questões pelas quais não existe uma outra codificação já prevista naquela categoria.
As categorias são as seguintes:
  1. Pagamentos por parte de Cliente & Cheques
  2. Transferências entre Instituições Financeiras
  3. Mercados de Tesouraria, Cambio, Mercados Monetários e Derivativos
  4. Cobranças, Encaminhamento de pagamentos à vista (Cash Letters)
  5. Mercados de Ações
  6. Mercados de Tesouraria, Metais preciosos, Contratos
  7. Créditos Documentários & Garantias Bancárias
  8. Travelles Cheques
  9. Gestão de Dinheiro & Referencias/Estado de Cliente
Alguns códigos SWIFT muito usados em fraudes.

MT103
Esta mensagem serve normalmente para modificar ou detalhar informações relativas a uma instrução de pagamento ou transferência de fundos já enviada.

MT199
Esta mensagem tem formato livre mas por fazer parte da categoria “1” diz respeito a emissão de ordens de pagamento. Usada com freqüência para reportar uma transação rejeitada.

MT760
Esta mensagem diz respeito a emissão de uma garantia bancária ou a solicitação da emissão de uma garantia bancária. Todas as garantias bancárias, por definição, envolvem a responsabilidade plena do banco emissor.

MT799
Esta mensagem tem formato livre mas por fazer parte da categoria “7” diz respeito a emissão de garantias bancárias ou créditos documentários. Deve ser relativa a questões pelas quais não existe uma outra codificação já prevista.

MT999
Esta mensagem tem formato livre e normalmente é usada para troca de informações entre instituições. Muito freqüente o uso para confirmação de existência de fundos ou capacidade financeira. Deve ser relativa a questões pelas quais não existe uma outra codificação já prevista.
Inicial  Anterior 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal