Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
10 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Monitor das Fraudes
História do Site




O "Monitor das Fraudes" nasceu em meados de 1999, baseado numa idéia de alguns amigos do Rotary, em diversos países, e na experiência específica e acervo de casos e matérias de um de nossos autores, que aceitou disponibilizar o material para a iniciativa.
Inicialmente era uma simples página hospedada em um portal do Rotary, logo depois as matérias foram ampliadas e virou site independente, hospedado gratuitamente no Terravista primeiro e no HPG depois.
Nesta época o site ainda tinha um design e uma estrutura bem simples e rudimentar, a base do logo era a imagem de um dos irmãos "Metralha".
Finalmente, em 2002, crescendo ainda mais em conteúdo e visitas, adquiriu identidade e domínio internacional próprios.
Também, com o tempo, foram aceitas matérias de novos autores e cresceu o conteúdo original e a abrangência do site.
Neste site são descritos, além dos principais aspectos teóricos, alguns dos mais atuais esquemas de fraudes que se encontram no mundo dos investimentos e dos negócios em geral, mais algumas fraudes "populares", pequenos golpes e outras armadilhas.
Quase todas estas fraudes já apareceram também no Brasil e em Portugal, sendo muitas delas comuns em quase todos os países de lingua portuguesa.
O site foi inicialmente crescendo em função da profunda convicção, por parte dos criadores, da importância fundamental da prevenção e em particular da função essencial da informação preventiva, disponível e difusa, como melhor arma contra os golpes.

Por causa da atualidade das matérias e da ligação óbvia com o assunto "fraudes", resolvemos acrescentar ao site uma importante seção sobre "lavagem de dinheiro" (uma realidade perigosa que pode atingir todos, mesmo os que se acham isentos do problema), uma seção introdutória sobre paraísos fiscais e uma útil seção sobre "negócios furados", ou seja aqueles negócios que não são propriamente fraudes, pelo menos não sempre, mas que fazem perder muito tempo e, às vezes, dinheiro.
Depois de muitas solicitações, acrescentamos também, respectivamente em 2002, 2003 e 2004, uma seção introdutória sobre o assunto "quente" das "Fraudes Internas" nas empresas, uma ampla seção sobre "Fraudes no Comércio e C.D.C." e outra sobre fraudes contra seguradoras e planos de saúde.
Em 2004 foi criada uma Comunidade no Orkut dedicada ao "Monitor das Fraudes".

Em 2005, foi acrescentada uma oportuna e atualíssima seção introdutória sobre fraudes no setor público e corrupção.
Em 2006 vieram o clipping de notícias, a sala de Bate Papo dedicada, a área de "Legislação e Jurisprudência" (curada pelo Dr. Jair Jaloreto Jr.) e várias outras novidades e serviços.
No final de 2006, por fim, veio a re-estilização completa do site em formato "portal dinâmico", com mais serviços, mais rapidez e mais facilidade no acesso às informações. Além disso, entre o final de 2006 e o início de 2007, foi criada uma nova seção sobre "Fraudes em Operações Imobiliárias" e foram expandidas e melhoradas várias outras seções ("Negócios Furados", "Paraísos Fiscais", "Fraudes Financeiras", "Fraudes no Comércio e CDC"...), com a criação de numerosos sub-itens, exemplos e páginas de aprofundamento.

Ao longo de 2007 foram adicionados vários outros sub-itens e páginas de aprofundamento em diversas seções e foi criada uma nova seção introdutória sobre "Recuperação de Perdas" sofridas em conseqüência de fraudes.

Muitas seções fora ampliadas ou acrescentadas ao longo de 2009 e 2010, graças e colaboração de diversos autores, sobretudo no que diz respeito a questões corporativas (fraudes internas, compliance, SOx, FCPA etc...).
Entre 2011 e 2012 muitas seções foram melhoradas, atualizadas e aprofundadas e outras matérias foram acrescentadas, sobretudo nas seções de golpes populares, fraudes diversas e corrupção nas empresas. Em particular, em 2012, foi desenvolvida a matéria sobre ilusionistas magos e trapaceiros, com a participação do renomado especialista italiano Gianfranco Preverino.

Este site é hoje (e já há vários anos) administrado e mantido, sem finalidades de lucro, por um grupo de pessoas sediadas em diversos países ao redor do mundo, alguns com interesses no Brasil e em Portugal.
Os autores das matérias (textos) publicadas neste site e os demais colaboradores, são responsável e detém direitos somente pela redação, atualização e manutenção das respectivas matérias originais de sua autoria e não pelo site como um todo ou por sua administração, que é exclusividade dos titulares do domínio.
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal