quinta-feira,
9 de setembro de 2010
Atualizado em: 08/09/2010
Monitor das Fraudes
Cadastro Nacional de Ocorrências com Documentos - CNOD
O Cadastro Nacional de Ocorrências com Documentos (CNOD) é uma ferramenta totalmente gratuita, administrada pelo site "Monitor das Fraudes" com um dúplice intuito.
Por um lado ajudar as vítimas de roubo, extravio ou clonagem de documentos a evitar ulteriores perdas, transtornos e prejuízos, fornecendo um meio simples para informar o mercado sobre a ocorrência e a possibilidade de uso fraudulento dos próprios documentos.
Por outro lado ajudar os operadores econômicos de todos os tipos (varejo, bancos, financeiras, imobiliárias, cartórios etc...) a evitar prejuízos e operações indevidas realizadas por estelionatários através de documentos falsos, extraviados ou clonados.
A ferramenta é composta por duas funções básicas:
1) uma função de cadastro de ocorrências com documentos onde as vítimas podem registrar casos de roubo, perda, extravio e clonagem dos principais documentos pessoas (RG, CPF e CNH). Os operadores econômicos também podem cadastrar ocorrências envolvendo documentos clonados ou falsificados.
2) uma função avançada de consulta ao cadastro acima mencionado que, quando usada de forma sistemática por parte dos operadores econômicos, pode alertar preventivamente sobre situações suspeitas e facilitar a identificação de fraudes com documentos.
Frisamos que ambas as funções são e continuarão a ser totalmente gratuitas e de uso livre, sendo que o objetivo é a maior e mais fácil divulgação do uso das mesmas de forma a aumentar sua eficiência.
Para acessar o sistema selecione (clicando) um dos links abaixo:
Cadastramento de Ocorrência com Documentos
Consulta ao Cadastro de Ocorrências