Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
domingo,
4 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Validação de Documentos
Validação de Documentos (RG e CPF)




O principal documento de identificação no Brasil é ainda o RG (Registro Geral). A verificação e validação do RG é uma operação complexa em função das grandes diferenças nos formatos adotados pelos vários estados. Os métodos normalmente usados se baseiam na conferência de características próprias dos documentos emitidos em cada estado e em cada período.
Um dos elementos úteis para validação é o nome e a assinatura do diretor do orgão emissor responsável na época da expedição do documento. Outros elementos a serem averiguados são a numeração do documento (se, dependendo do estado de emissão, existe ou menos o dígito verificador e se este é correto), a perfuração na foto (quando do caso), a compatibilidade da idade aparente na foto, os dados impressos no espelho do documento, a formatação das informações e, por fim, a compatibilidade dos documentos de origem.
Todas estas informações não serão publicadas neste site por razões de segurança, mas estão normalmente disponíveis junto a maioria das empresas especializadas em combate a fraudes.

Para facilitar a validação de documentos (RG) disponibilizamos, de forma gratuita, uma ferramenta on-line de validação automática de RG baseada em alguns elementos e informações contidas no RG, assim como mencionado acima. A validação das características mais relevantes do RG é exclusiva para nossos usuários cadastrados (o cadastro é gratuito).
Para acessar a ferramenta é suficiente clicar no seguinte link:


>> Ferramenta de validação de RG <<


É importante notar que não devem ser aceitas cópias de documentos (xerox, inclusive as coloridas ou autenticadas) pois este é um dos meios mais usados para disfarçar e esconder falsificações. Isso vale para todo tipo de operação que necessite de uma identificação segura, como por exemplo operações de crédito, contratos, atos etc...
É sempre útil, também, solicitar cópias de outros documentos (CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Cartão de Banco etc...) verificando com atenção que todos os dados (inclusive as assinaturas) sejam coincidentes.

Abaixo reportamos descrição de todos os itens presentes no atual modelo de RG.



São esperadas grandes melhoras como conseqüência da implantação (bem tardia), por parte do governo federal e em nível nacional, dos novos documentos de identificação unificados (Registro Único de Identidade Civil - RIC) instituídos pela Lei 9.454/1997, mas ainda sem data para efetiva adoção.


Validação do CPF

Uma outra conferência muito útil é verificar se o CPF é correto e qual o estado (UF) de emissão dele. A validade do CPF pode ser verificada no site da receita federal.
Verificar o estado de emissão é útil para depois comparar este com o estado de emissão do documento de identidade (RG) apresentado. Quando o RG apresentado for de um estado diferente do de emissão do CPF vale sempre a pena averiguar a identidade e considerar a operação com maior cautela e detalhe.

Para saber qual o estado de emissão do CPF verifique qual o número que antecede o tracinho e os 2 algarismos do dígito (e que representa a chamada "região fiscal") e veja na tabela abaixo o estado ou os estados correspondentes a este número:

Número Estado
1 GO/MT/MS/DF/TO
2 AM/AC/PA/RR/RO/AP
3 MA/CE/PI
4 RN/PB/PE/AL
5 SE/BA
6 MG
7 RJ/ES
8 SP
9 PR/SC
0 RS

Inicial  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal