Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
6 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Fraudes Financeiras e Comerciais
As Minas e Jazidas (e seus títulos) para investir, vender ou explorar

Alavancas: Ignorância Técnica, Ingenuidade, Ganância, Irracionalidade



Existe toda uma inteira família de fraudes e negócios furados ligados ao setor de mineração. Na maioria dos casos tais fraudes são relativas a mineração de metais ou pedras preciosas.
A versão mais comum é a tentativa de venda de uma suposta jazida ou mina "parada". Neste caso serão produzidos documentos (quase certamente falsos ou de qualquer maneira não verídicos) comprovando a real entidade, capacidade e valor da jazida em questão.
Se lembrem que todos os especialistas aconselham fazer sempre pelo menos três testes com peritos diferentes e independentes ... além disso a interpretação correta do dados indicados em tais testes é reservada aos especialistas.

Existe uma série de variantes onde o que se vende são participações, ações ou títulos supostamente avalizados/valorizados através de depósitos em bancos ou de "safekeepings" (veja capítulo sobre esta modalidade).
Em outros casos o que os golpistas solicitam são financiamentos, supostamente para explorar a mina (ou reativar, nos casos das minas "paradas") e garantidos pela própria jazida !! Em outros casos a jazida ou mina é oferecida como garantia para alguma operação financeira ou financiamento (não necessariamente ligado à exploração da mina).
Já vi propostas para financiar o processo de "securitização" ou "safekeeping" de títulos ligados a jazidas ou minas paradas, com o intuito de depois "rodar programas" (ou seja participar de Roll Programs furados, veja capítulo específico).

Já vi casos em que se tentou convencer a vítima que a garantia para um financiamento seria o ouro não ainda extraído da mina. Será que este ouro existe e algum dia alguém o extrairá ?
Vi também figuras interessantes rodar o mercado oferecendo participações em operações de mineração como forma de investimento "segura" por ser ligada ao ouro ou aos diamantes (que sempre cresceram de valor, dizem).
Saibam que tais investimentos quando não explicitamente furados são, no mínimo, muito arriscados. Operar uma mina de qualquer tipo é trabalho para profissionais do setor !!

Vi propostas de venda, ou de uso como garantia para financiamentos, relativas a quantidades de minério extraído mas não ainda processado e supostamente (eles apresentavam um monte de certidões) contendo altas concentrações de ouro ou outras preciosidades !!

Para terminar existem supostos títulos ou certidões de depósito de ouro não ainda extraído de jazidas ou minas (já citados no inicio desta seção). Tais títulos seriam avalizados por entidades ou instituições internacionais e são oferecidos como garantias colaterais para operações financeiras. Eu tenho fortes dúvidas sobre a genuinidade e legalidade de tais títulos, mas não tenho muitas dúvidas sobre o real valor deles...!!

É evidente que podem existir operações reais e consistentes neste setor. Mas podem acreditar que existem também inúmeras fraudes.
Quando alguém oferecer a vocês qualquer operação ligada ao setor de mineração o meu conselho é ter uma postura muito crítica e, se realmente estiverem interessados, pedir a ajuda e o suporte de algum especialista de confiança e de renome, independente e escolhido por vocês.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal