Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
3 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
   
Fraudes Financeiras e Comerciais
O "Roll Program", "Programa de Investimento" ou HYIP e suas variantes

Alavancas: Gostinho do "Misterioso/Exclusivo", Ganância, Ignorância Técnica, Irracionalidade



Este esquema nasceu como uma importante variante ou derivação de alguns tipos de fraudes envolvendo papéis de bancos, e, com o tempo, chegou a assumir vida e características próprias. Existem muitas histórias usadas para justificar a suposta existência destes "programas".
Em uma das mais usadas, o intermediário explicará que existe um mercado secundário e fechado onde os principais bancos e fundos do mundo efetuam operações entre si e com poucas outras selecionadas grandes entidades. Neste mercado são supostamente negociados instrumentos criados pelos próprios bancos (como as famosas MTN) com o fim de financiar operações de alta rentabilidade no médio, curto ou curtíssimo prazo. Alternativamente, estas operações serviriam para prover liquidez de curto prazo para os próprios bancos.
Em outras versões da história estas operações seriam baseadas no mercado FOREX (Foreign Exchange, ou Moedas Estrangeiras) ou até no mercado de SmallCaps (empresas novas ou pequenas com cotação nos mercados secundários, tipo NASDAQ).
Muitas vezes estas supostas oportunidades seriam ligadas à operações não oficiais dos bancos que não podem aparecer nos balanços e por isso são financiadas com instrumentos inusuais e pouco conhecidos, quando não segredos.

Como funcionaria o programa

Através de operações freqüentes (de onde deriva o termo "roll-program" = programa de rotação ou rolamento, e também a gíria "rodar um programa") de compra e venda destes "instrumentos" bancários, o intermediário declara de poder obter, em total segurança (sendo as contrapartes grandes bancos, fundos ou instituições), lucros variáveis de 100% a 300% ao ano, ou mais (já vi propostas de até 50% por semana).
Obviamente o sigilo por parte do investidor sobre esta operação é de importância vital e ele estará proibido de falar do assunto com qualquer terceiro. Esta proibição tem o real objetivo de impedir que a vítima se informe e seja alertada por profissionais do mercado.

Como curiosidade é útil saber que o sistema que muitas vezes os golpistas usam para fazer desaparecer o dinheiro dos investidores é o das "operações casadas" (veja mais sobre este assunto no capítulo específico, nesta seção), quase sempre utilizando instrumentos financeiros totalmente diferentes dos inicialmente conversados com a vítima. Por exemplo opções e outros derivativos.

Outras modalidades e variantes

Uma variante que apareceu há alguns anos tem o nome de "FED PROGRAM". O intermediário garante que os fundos servem para operações não oficiais do Federal Reserve americano (dando uma áurea de mistério e exclusividade e assim justificando também a impossibilidade de fornecer maiores detalhes). Em alguns casos os fundos serviriam para financiar ações humanitárias ou ecológicas (até das Nações Unidas ou do Banco Mundial). O cliente poderá ficar tranqüilo porque sendo o FED envolvido, a operação pode se considerar segura. Os lucros prometidos são do mesmo nível do "Roll Program" tradicional e o resultado final também. Existem ainda outras versões envolvendo alguma "suposta" garantia do Governo Norte Americano, da União Européia, do BID, do FMI ou da ICC (International Chamber of Commerce) em relação a estas operações.
Um outro nome usado com freqüência para apresentar este tipo de "investimento" é HIGH YELD INVESTMENT ou HIGH YELD PROGRAM (HYIP é a abreviação mais comum). Em alguns casos estes esquemas são propostos ou divididos em unidades chamadas "plataforma" (platform).

Umas variantes que apareceram mais recentemente, envolvem a proposta de programas do tipo HYIP como desculpa para conseguir a venda de "valores sem valor" ou o pagamento adiantado de taxas, custos e comissões, que, neste caso, são o verdadeiro objetivo do golpe.
Na pratica os golpistas afirmam que a vítima pode participar de um programa HYIP sem ter que por dinheiro vivo mas simplesmente fornecendo outros "valores", comprovações ou garantias. Muitas vezes, pra facilitar, aceitam até coisas praticamente sem valor, criando facilidades e inventando operações fictícias para "monetizar" tais "instrumentos". Por exemplo aceitam terras, ou jazidas (não exploradas), ou títulos antigos, ou empresas (mesmo se não em boa saúde). Dizem que securitizaram, ou que emitiram debêntures, ou que fizeram "safekeepings" (das coisas mais variadas, desde títulos antigos, até pedras preciosas e até obras de arte), e que com isso conseguiram o dinheiro necessário pra participar do "programa" e gerar um monte de dinheiro pro "investidor". Infelizmente todo este procedimento de estruturação e monetização dos valores ou garantias apresentados tem um custo, que precisa ser adiantado ... o custo do safekeeping, do desconto, de movimentações, bancos, clearing houses (muito comum o envolvimento abusivo do nome da EuroClear), viagens, intermediários etc...
Na realidade, o adiantamento/recebimento destes últimos valores é, em muitos casos, o verdadeiro objetivo do golpe pois não existe nenhum HYIP e obviamente não ocorreu nenhuma monetização de "coisas" que não tem liquidez alguma nem valor no circuito financeiro internacional.

Se foram apresentados documentos probatórios das operações acima indicadas (safekeepings, bank guarantees, emissões de debêntures...), a chance é muito grande que se trate de falsos. Verifique com muita atenção e de forma independente.

Em outros casos o objetivo do golpe é embolsar o dinheiro dos investidores, criando passivos e perdas que serão depois cobertos pelos bens da vítima dados em garantia.

Tomem cuidado, o mercado é praticamente igual para todos, inclusive para os bancos. Quem promete altos retornos deve avisar que sempre existem altos riscos também. Se você receber uma proposta envolvendo altos retornos supostamente sem os altos riscos equivalentes, saiba que 99,999% estão tentando realizar uma fraude !
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal