Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
domingo,
20 de abril de 2014
Atualizado em: 22/02/2014
     
Negócios Furados e Perdas de Tempo
As promessas do MLM (Multi Level Marketing) e dos "Trabalhos em Casa"




A internet, os anúncios, os amigos, os colegas ... alguém já deve ter feito para você uma proposta de trabalho através do sistema MLM (Multi Level Marketing, ou MMN - Marketing Multi Nível) ou de algum sistema parecido do tipo "Trabalho em Casa", "Marketing de Rede", "Novo Sistema Revolucionário", "Resolva os seus Problemas Financeiros", Trabalho Ideal", "Ganhe quanto Quer", "Seja o seu próprio patrão" etc...

Na grande maioria, estas propostas são negócios furados quando não são verdadeiras fraudes.
É importante, porém, salientar que existem sim algumas poucas oportunidades reais e consistentes.
Mesmo nestes casos, deve-se saber que conseguir resultados significativos é normalmente muito mais difícil do que foi inicialmente apresentado, propagandado ou insinuado.
É um fato que a maioria dos recrutadores mente descaradamente (raras vezes em boa fé e quase sempre sabendo de mentir) na hora em que deve fazer seu novo candidato acreditar que ele (o recrutador) se deu bem ou virou rico entrando no sistema, ou que é relativamente esimples ganhar muito dinheiro com isso.

O conceito do verdadeiro MLM é simples. A empresa quer vender um produto e contrata você para vendê-lo pagando uma comissão. Além disso a empresa quer também que você ajude a recrutar e treinar outros vendedores. Para isso ela também paga na forma de uma comissão sobre as vendas das pessoas que você recrutou e/ou treinou e de todos aqueles que estas pessoas recrutaram ou recrutarão por sua vez e assim em diante... criando uma espécie de "arvore ou pirâmide de comissões sobre vendas".
O conceito em si não tem nada de errado, o problema é que para ser estável e eticamente válido o grosso do lucro de quem participa deveria vir das vendas e não do "recrutamento" de novos vendedores. Infelizmente a maioria dos planos exalta a criação e ampliação da rede, e não a venda, como fonte prioritária de rendas, caindo assim no erro comum de achar que a rede pode facilmente crescer ao infinito.

É sempre bom lembrar que, matematicamente falando, se alguém conseguir 10 novos "adeptos" pro sistema (sendo o primeiro "nível") e cada um deles conseguir mais 10 (sendo o segundo "nível"), no décimo nível teremos mais do que a população inteira do planeta terra trabalhando no nosso sistema (e vendendo não se sabe pra quem mais) !! Não existem milagres.
Existem algumas empresas legítimas que oferecem oportunidades deste tipo e não é impossível ganhar alguma coisa (muito dificilmente, porém, virará rico ou até só sobreviverá com isso). O que é importante entender é que não vai ser nem um pouco fácil e menos ainda rápido.

Alguns números interessantes extraídos de estudos e estatísticas sobre MLM nos EUA (desenvolvidos em 2006/2008, mas ainda validos):
  • Somente cerca de 10% dos participantes conseguem receber algum pagamento de comissão mensal. Deste 10%, 80% não ganha o suficiente para sobreviver com esta fonte de lucro.
  • Em média 90% dos participantes saem do sistema (por decepção) num período de até 2 anos. Esta mesma percentual (90%) é a daqueles para os quais o sistema não funciona em nada, na prática.
  • Os participantes que ganham dinheiro acima da média, ou seja valores consistentes, representam um grupo de elite de 0,1% do total de participantes.
Veja, no nosso site, o capítulo sobre "correntes" e "esquemas a pirâmide" (que usam uma lógica muito parecida) para entender porque não existe milagre.

O negócio é furado ou pode virar uma fraude quando os proponentes aliciam novas recrutas prometendo ganhos escandalosamente rápidos e elevados.

Um outro caso perigosíssimo é o das propostas cujo único ou principal produto real a vender é a própria pirâmide (ou rede, ou sistema), e a principal ou única fonte de renda é o aliciamento de novos "participantes" no esquema. Neste caso a chance que seja fraude é de 100%.
Outros sinais perigosos são propostas para vender produtos intangíveis ou virtuais.
Fique muito atento aos custos para entrar e operar no sistema e se estes custos são justificados e compatíveis com o que você recebe em troca (que tem que ter uma utilidade e valor real, não só como propaganda, e ter preço de custo já que é para promoção), se não forem é outro sinal ruim.
Preste por fim atenção a quantos níveis de vendedores abaixo de você geram comissão... se forem muitos é sinal péssimo porque todas estas comissões aumentam sensivelmente o preço do produto final e fazem com que o negócio verdadeiro seja aliciar pessoas e não vender (o que alias seria difícil no caso de um produto caro demais).

Sempre verifique e pesquise profundamente a empresa que propõe o MLM (ou a oportunidade de "Trabalho em Casa"), veja com os seus olhos se os produtos são válidos e tem preço competitivo e compatível com a qualidade. Se os produtos não forem válidos (de todos os pontos de vista) ou se encontrar indícios ruins sobre a empresa caia fora.
Não acredite no conto dos testemunhos dos supostos novos ricos graças ao "sistema inovador" etc... Você não conhece aquelas pessoas ! Neste mundo tem filhos que matam os pais por 5.000 R$, não deve ser difícil convencer alguém a declarar falsamente que virou rico com o tal sistema !!

Este setor está cheio de lendas de gente que virou milionária vendendo pelo sistema de MLM ou coisas parecidas... deve ter umas poucas centenas de pessoas no mundo todo que ganhou razoavelmente bem com isso porque inventaram o esquema ou chegaram primeiro (quanto mais for próximo dos "primeiros", maior a chance de ganhar alguma coisa a mais)... todos os outros ganharam muito pouco ou nada, quando não perderam dinheiro, tempo e amigos (o que alias é bastante comum).

Um dos problemas maiores dos programas de MLM ou de "Trabalho em Casa" é que são freqüentemente propostos como solução dos problemas a pessoas que estão em más condições financeiras e que em função disso são presas mais fáceis e acabam se arruinando definitivamente ou, no mínimo, perdendo tempo precioso.

Cuidado também com os ditos "programas ou seminários de treinamento"... na maioria dos casos se trata de reuniões de auto convencimento, auto exaltação e "lavagem cerebral" sobre as supostas maravilhas do sistema, sem a menor substância e sem algum valor de treinamento, nunca aceite pagar para participar de tais "eventos".
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Inicial  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2014 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal