Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
6 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Negócios Furados e Perdas de Tempo
Petróleo, gasolina e álcool baratos




Aparecem periodicamente ofertas de venda e pedidos de compra para petróleo, gasolina, diesel ou álcool com preços abaixo do mercado normal. Tais negócios podem acontecer na realidade, se bem que muito raramente, mas normalmente quando acontecem é entre profissionais especializados nas respectivas áreas.

Negócios com petróleo cru normalmente aparecem na forma de ofertas de venda originadas no Oriente Médio e relativas a petróleo do IRAQ (ou às vezes IRAN, Líbia...) vendido abaixo do preço normal.
Existem também variantes com petróleo africano ou venezuelano, e, mais raramente, com petróleo russo ou de países da ex URSS.
As histórias contadas para justificar a consistência do negócio são as mais variadas, parentesco/amizade do proponente com autoridades do país vendedor, corrupção etc...
As informações mudam ao longo da negociação e, uma vez encontrado um ponto de acordo, tudo muda novamente com a introdução de novas regras e exigências... estes negócios nunca fecham e resultam só em grande desgaste.

Negócios com gasolina e diesel aparecem de vários lugares. Rússia, Argentina, Venezuela são os mais freqüentes... O conceito é o mesmo do petróleo (sempre muda alguma coisa ao longo da negociação, e inviabiliza tudo) e a isso se pode acrescentar o fato que é extremamente difícil importar gasolina no Brasil por uma série de razões fiscais, legais e logísticas quais a ausência de dutos e tanques disponíveis para transportar e armazenar tal produto importado (os da Petrobrás ela normalmente não aluga, sobretudo pra não favorecer terceiros que operem como concorrentes).

Negócios com álcool são mais complexos ainda. O álcool é produto nacional e se encontra no mercado em duas formas: Anidro, que serve normalmente para ser misturado com gasolina (toda a gasolina no Brasil tem mais ou menos 25% de álcool misturado) e Hidratado, que é o combustível normalmente vendido nos postos para abastecer carros com motor a álcool ou flex.
Os negócios com álcool que aparecem freqüentemente são de dois tipos:
  1. ofertas de compra de grandes estoques por preço baixo com ou sem nota (o que, note-se, é ilegal).
  2. ofertas de venda de álcool abaixo do preço normal com fornecimentos periódicos prefixados ou na forma de estoques ocasionais, tudo sem ou, às vezes, com nota.
Estes negócios também quase nunca fecham porque as condições do comprador ou do vendedor nunca coincidem e se, por acaso, coincidirem, serão mudadas, sem aviso prévio nem justificação, por uma das partes de forma que não coincidam mais. Isso provavelmente serve só para agitar e/ou sondar o mercado.

Mais recentemente iniciaram a aparecer negócios desta natureza envolvendo biodiesel ou os seus principais óleos componentes (sobretudo o de soja e de mamona).
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal