Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
6 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
As falsas agências de encontros on-line internacionais

Alavancas: Ingenuidade e Escassa Atenção, Irracionalidade, Necessidade



Existem várias denúncias, mundo afora, a respeito deste golpe que, sinteticamente, funciona assim.

Os golpistas montam um lindo site de encontros ou namoros virtuais e publicam vários anúncios de supostas garotas procurando um "amigo", parceiro ou namorado.
Inútil dizer que as garotas são todas jovens, lindas, inteligentes, cultas, disponíveis, sensuais, desinibidas etc... tem pra todos os gostos e todos os sonhos.

Um homem carente, ou não, se interessa por uma garota com anúncio em uma dessas agências e entra em contato.

Após algum tempo em contato, trocando e-mails ou as vezes conversando por meio de chat ou telefone, a tal garota pede dinheiro para ir visitá-lo em seu país, incluindo despesas com visto, passagem, exames médicos etc...
Recebido o valor, ela desaparece ou melhor inicia a ter problemas complexos que requerem, antes que ela possa partir, o envio de mais dinheiro (mãe que adoece e não pode abandonar, problemas com a justiça, dívidas e/ou agiotas etc...).

Esta fraude tem atingido, principalmente, homens ocidentais de idade mais avançada. As "vilãs" são, geralmente, garotas (ou supostas tais) bem mais novas, nascidas em países mais pobres (ex-bloco soviético, América Latina, sudeste asiático, África).

Muitas vezes a mesma garota aparece em vários sites e anúncios ao mesmo tempo com nomes e características diferentes... isso para aplicar mais golpes em paralelo.

Em muitos casos as garotas, uma vez estabelecido um contato e empatia com a vítima, iniciam a contar histórias tristes, dificuldades, perigos, urgências etc... tudo com o intuito de convencer o novo "amigo" a ajudar de alguma maneira, sobretudo enviando dinheiro.

Existem variantes, mais recentes, onde as garotas abordam suas vítimas através de salas de encontros ou bate papo, MSN ou Skype, redes sociais ou sites de networking (tipo Orkut, Facebook ou Linkedin), sites de relacionamento (tipo Badoo), falsos contatos comerciais etc...

Existem obviamente variantes (sempre com os mesmos esquemas) onde a vítima é uma mulher carente e o vilão um homen atraente, ou suposto tal.

O golpe já foi relatado no Brasil também.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal