Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
10 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
Golpe da compra paga com dinheiro falso

Alavancas: Escassa Atenção, Ignorância Técnica e Operacional



Este golpe é bastante comum no interior, sobretudo aos danos de pequenos produtores rurais.

Na prática a quadrilha de golpistas, diretamente ou através de algum intermediário (muitas vezes em boa fé) se propõe a comprar uma média quantia de determinadas mercadorias (freqüentemente produtos agrícolas ou artesanais). O valor da compra fica normalmente entre 15 e 30 mil Reais.

Todas as negociações correm sem o menor problema e atrito. O preço pedido por quem está vendendo não é discutido muito e a compra parece sem um bom e bem vindo negócio. As comissões dos eventuais intermediários também são aceitas sem problemas.
No dia combinado para a compra, os golpistas chegam com caminhão no fim da tarde e aparentando ou justificando certa pressa (temos ainda que viajar para longe, atrasamos por alguma razão...), carregam a mercadoria e pagam em dinheiro vivo saindo logo em seguida.

Nos dias seguintes se descobre que todo o dinheiro do pagamento é falso e os telefones de contato que tinham sido usados, todos celulares ou telefones públicos, não funcionam mais.

Muito cuidado com compradores desconhecidos que pagam em dinheiro, sempre peça referências antes e, na dúvida, não venda. O ideal é concluir a venda num banco depositando o dinheiro em frente aos compradores, para ter certeza de não ter problemas.

Existe uma variante em que o pagamento é feito através de cheque. Neste caso o cheque sempre volta por ser roubado, adulterado ou falso (veja o capítulo sobre fraudes com cheques).
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal