Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
3 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
Golpe do falso Prêmio Promocional do BAÚ

Alavancas: Ganância, Ingenuidade e Escassa Atenção, Irracionalidade, Ignorância Legal e Operacional



Este é um dos vários golpes que aproveitam a combinação do uso fraudulento de marcas ou empresas conhecidas com uma certa ganância das pessoas.

A vítima recebe em casa uma correspondência, supostamente enviada pela organização do "Baú da Felicidade" e com os logos do Grupo Silvio Santos e/ou do SBT, devidamente assinadas e com "cara de autêntica". Às vezes os nomes de quem assina nem são os dos verdadeiros responsáveis do Baú, mas afinal quem tomará a iniciativa ou terá condição de verificar ?
Nesta correspondência se diz que a vítima foi selecionada para ganhar um prêmio relevante (até centenas de milhares de Reais) para fins promocionais, mas que por ser uma promoção ele deverá arcar com certas despesas, em particular com um seguro e/ou com os impostos do prêmio, que são 10-12% do valor, e devem ser pagos adiantados (não se entende o que impede de deduzi-los do prêmio).

Depois disso recebe contatos telefônicos e chegam outras correspondências com certificados confirmando que o prêmio é mesmo dele, se ele aceitar as condições, que tem que manter sigilo, que é promoção para fazer propaganda na região, que não pode ser emitida segunda via nem fornecidas informações por telefone, que será contatado pelos agentes autorizados que são os únicos com quem deverá se relacionar, que o prêmio será liberado em 30 dias etc... tudo isso para conseguir que a vítima aceite pagar adiantado o valor do tal de "seguro" e sobretudo dos "impostos" ou seja do 12% !!
Para tanto os golpistas fornecem números de contas bancárias (que porém, como sempre, não são em nome do BAÚ nem do SBT ou do Grupo SS, mas de pessoas físicas), dizendo que por serem os agentes autorizados, são eles que recebem o dinheiro dos impostos ... ou outras desculpas duvidosas deste tipo. Em síntese, quem pagar os tais "impostos", "seguro" ou outros "custos", obviamente, não verá prêmio algum e nem o seu dinheiro de volta.

Por escrúpulo verifiquei junto à organização do Baú e ao Grupo Silvio Santos, que confirmaram categoricamente que isso tudo não existe em hipótese alguma e que se trata sempre de golpe, que irão investigar e tentar inibir com todos os meios cabíveis.

O fato que os golpistas mostrem ter conhecimento de dados pessoais da vítima, às vezes inclusive do número e data de assinatura de seu plano do Baú, faz pensar que haja a participação de alguém que tenha acesso a estes dados, provavelmente membros da organização do "Baú" a nível local ou regional.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo
Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal