Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
quinta-feira,
8 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
Cobrança de verdadeiros Débitos em atraso no SERASA

Alavancas: Ingenuidade e Escassa Atenção, Ignorância Técnica, Legal e Operacional, Irracionalidade



Tenho informação de várias quadrilhas que vem atuando com este golpe em todo o Brasil.

A fraude funciona assim. Os golpistas consultam, de forma sistemática e aleatória, o CPF de pessoas junto à SERASA, SPC e serviços equivalentes de proteção ao crédito.
O intuito é descobrirem se a pessoa possui algum tipo de restrição. Quando encontram alguém nesta condição, enviam uma correspondência, normalmente em papel timbrado de um "escritório de advocacia", notificando o devedor a quitar o débito dentro de 5 dias, sob pena de ser processado (aí terá gastos para contratar um advogado e se defender), executado judicialmente, com penhoras etc...

A carta é bem ameaçadora e no texto da notificação informam que estão oferecendo uma condição especial para o pagamento à vista com desconto de 50-60 %, ou em algumas parcelas com descontos variados. O pagamento pode ser efetuado através de depósito identificado, na conta número "tal" do banco "tal", em nome do Escritório de Advocacia ou da Empresa de Cobranças "tal". Em alguns casos a conta fornecida é em nome de pessoa física, onde a justificativa é que a pessoa seria o advogado titular do escritório.

A vítima, para não ser processada e aproveitando o desconto, passa a efetuar os pagamentos, e quando os finalizar... continuará com seu nome protestado e/ou cadastrado nos serviços de proteção ao crédito.
Isso porque aquele "Escritório de Advocacia" nunca teve poderes para representar nenhum banco, financeira ou loja (credor/credora), tão pouco estava autorizado a receber ou negociar nada.
Ou seja a dívida continua exatamente como estava, e você perdeu o dinheiro que pagou pensando estar quitando ela.

Normalmente o tal Escritório de cobrança é de outro Estado, para dificultar a localização da quadrilha. Periodicamente fecham e mudam de nome e endereço.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal