Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
domingo,
4 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
O envelope a cobrar com "cheque devolução"

Alavancas: Ingenuidade e Escassa Atenção, Ignorância Legal e Operacional, Ganância, Irracionalidade



Este golpe apareceu recentemente, com algumas variantes, em diversos países da Europa. Não tenho ainda registros de casos no Brasil, mas, se for seguir o caminho normal, não deverá demorar em aparecer por aqui também, talvez em versão "tropicalizada".

Na prática a vítima recebe na sua casa um envelope com aparência oficial que tem algumas escritas em evidência que levam a crer que se trate de uma correspondência vindo de alguma repartição pública ou empresa conhecida (receita, prefeituras, entidades de previdência, bancos públicos ou privados, seguradoras etc...).
Este envelope leva, na parte externa, algumas escritas bem visíveis do tipo "cheque-devolução", "documentos reembolso", "assegno-remboursement" (que é o termo internacional oficial para indicar a modalidade de envio com "reembolso postal") ou algo parecido. Isso tem o intuito de deixar supor que o envelope possa conter algum valor, reembolso ou devolução, atiçando assim a cobiça de quem o está recebendo.
Tem mais um pequeno detalhe, o envelope foi enviado na modalidade REEMBOLSO POSTAL (ou a cobrar), ou seja o destinatário tem que pagar um determinado valor para receber o envelope (esta é uma modalidade normalmente usada por empresas que vendem por correspondência para cobrar o valor das mercadorias vendidas). O valor que o destinatário deve pagar ao carteiro para receber o envelope é normalmente o equivalente a algo entre 10 e 50 R$ ... ou seja um valor não muito alto e pagável pela maioria das pessoas.

O objetivo é deixar o destinatário acreditar que dentro do envelope tem um cheque ou outro valor a título de devolução ou reembolso, vindo de alguma empresa, repartição pública ou banco, e portanto fazer com que aceite pagar o "reembolso postal", para receber o tal suposto cheque.

Na realidade dentro do envelope tem papeis sem nenhum valor, às vezes até de tipo publicitário. O objetivo dos golpistas é somente receber o valor do "reembolso postal" do maior número de pessoas possíveis, e desaparecer logo depois.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal