Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sexta-feira,
9 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
A sortuda seleção para um emprego

Alavancas: Necessidade, Ingenuidade e Escassa Atenção, Ignorância Legal e Operacional, Ganância



Este golpe é bastante simples, mas não por isso menos perigoso. Isso porque aproveita um momento de particular fraqueza das pessoas. O desemprego.

Uma suposta empresa, de um lugar bem longe, publica um anúncio pedindo que lhe sejam enviados (em alguma caixa postal) Curriculums Vitae de candidatos à um determinado interessante emprego.
É bastante comum que a suposta empresa seja de uma capital de um estado longe em relação ao local onde são publicados os anúncios. Por outro lado os anúncios, freqüentemente, são publicados em jornais de regiões do interior.

Você envia o Curriculum e depois de alguns dias chega uma carta resposta dizendo que você foi selecionado entre algumas centenas, ou milhares, de outros e que está prestes a conseguir o posto. Para ir em frente no processo de seleção é preciso que você envie umas dez certidões e documentos diferentes e bem complicados (até absurdos, às vezes) num prazo de 2-3 dias.

Isso é impossível de se conseguir, e eles sabem. Aliás fizeram o pedido de forma que fosse mesmo impossível. Por isso oferecem como alternativa o envio de um determinado valor, através de um cheque postal, para o endereço deles (a caixa postal !!) para cobrir os custos de obtenção de todos os documentos por parte de uma empresa terceirizada e conveniada, ou para uma pesquisa cadastral que supostamente mandariam fazer em vez de você enviar as certidões.

Você envia o cheque postal na esperança de arrumar emprego e... eles agradecerão muito pelo dinheiro que entregou de graça, mas não aparecerá nenhum emprego !!

Existe uma variante internacional deste esquema, que golpistas africanos estão aplicando há algum tempo, inclusive no Brasil. Veja a respeito no capítulo específico.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal