Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sexta-feira,
9 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
     
Pequenos Golpes Populares
A senha por telefone

Alavancas: Ignorância Operacional e Técnica, Ingenuidade e Escassa Atenção, Irracionalidade



É um golpe bem antigo, simples, quase trivial. Apesar disso, por incrível que pareça, ainda tem muita gente caindo neste tipo de golpes.
A base do sucesso desta fraude é o uso de técnicas elementares de "engenharia social" (veja capítulo específico).

O esquema clássico é o seguinte. Uma pessoa liga se dizendo gerente ou funcionário de tesouraria de um determinado banco e informa que existe um saldo a ser creditado na conta da vítima, referente à algum tipo de erro ou crédito tributário. Outras desculpas são reembolsos de vários tipos, seguros vencidos a serem resgatados etc...

O golpista solicita que a vítima digite no próprio telefone, supostamente para um sistema automático, o código de seu banco o número de sua conta corrente e da senha, que é gravada. De posse de tais dados, o golpista efetua transferências via telefone ou internet de todo o saldo existente na conta da vítima para uma outra conta-corrente aberta com documentos falsos ou pertencentes a "laranjas" para o recebimento dos depósitos.

Existem muitas variantes deste tipo de golpe onde sempre alguém solicita, com alguma desculpa, os dados da conta e as senhas. Muitas vezes isso é feito, para deixar a vítima mais tranqüila e confiante, através de supostos (falsos) sistemas automáticos.
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal