Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sexta-feira,
31 de outubro de 2014
Atualizado em: 22/02/2014
     
História e características dos Cartões de Crédito
Breve história dos Cartões de Crédito




Os cartões de crédito de conceito moderno nasceram nos EUA na década de 1920, quando empresas privadas (sobretudo redes de hotéis e empresas petroleiras) iniciaram a emitir cartões para permitir a seus clientes comprar a crédito nos próprios estabelecimentos.

O primeiro cartão de crédito de tipo "universal", ou seja que pudesse ser utilizado em vários tipos de estabelecimentos diferentes, foi introduzido pelo Diners Club Inc. em 1950. O Diners Club foi fundado pelo empresário Frank MacNamara que tinha percebido a potencial utilidade de um instrumento para pagar restaurantes a crédito. Com este sistema a empresa de cartões de crédito cobrava uma taxa anual e enviava contas mensais ou anuais dos gastos efetuados.

Primeira versão do cartão Diners em 1950


Inicialmente o cartão era de papel, somente em 1955 o Diners passou a usar o plástico. Em 1956 o cartão Diners foi lançado no Brasil.
Um outro grande cartão de crédito nasceu em 1958, no EUA, por conta da American Express Company, uma empresa fundada em 1850 que até então se ocupava sobretudo de transporte e transferências/remessas de valores.

Primeira versão do cartão Amex em 1958


Um pouco mais tarde chegaram, sempre nos EUA, os sistemas de cartões de crédito bancários. O primeiro banco a utilizar este sistema foi o Franklin National Bank (em New York) que introduziu o primeiro verdadeiro cartão de crédito bancário em 1951. Com este sistema os bancos creditavam a conta do comerciante assim que recebessem os comprovantes assinados pelo cliente e cobravam do cliente numa única conta mensal, acrescentando juros e outros custos.

O primeiro sistema em nível nacional foi o BankAmericard que iniciou a operar em nível estadual, na Califórnia, em 1959, por conta do Bank of America. Em 1966 passou a operar em outros estados americanos e em 1976 mudou de nome e passou a se chamar Visa.

Em 1966 um outro grupo de bancos, tanto nacionais quanto regionais, seguindo os exemplos acima, formou o Interbank Card Association (ICA) que mais tarde passou a se chamar Master Charge e finalmente virou MasterCard International.

Em 1968 foi lançado no Brasil o primeiro cartão de crédito de banco, chamava-se ELO e foi criado pelo Banco Bradesco.

Em 2005, ano dos dados disponíveis, a situação dos principais players do mercado de cartões de crédito era a seguinte (não mudou muito):

VISA. É uma associação de 21.000 instituições financeiras no mundo todo que emitem o cartão com a bandeira Visa. Existem 1,3 bilhões de cartões Visa em circulação que são aceitos em mais de 24 milhões de estabelecimentos em mais de 150 países. No ano 2005 o volume de transações gerado pelos cartões Visa foi de 3 trilhões de USD.

Mastercard. Tem mais de 25.000 parceiros emissores no mundo. Existem cerca de 720 milhões de cartões Mastercard em circulação no mundo, aceitos em 32 milhões de estabelecimentos comerciais em mais de 210 países e territórios. No ano 2005 o volume de transações gerado por cartões da Mastercard foi de aproximadamente 1,2 trilhões de USD.

American Express. É uma instituição fundada em 1850, mesmo se o primeiro cartão dela foi emitido somente em 1958. Os cerca de 57 milhões de cartões Amex em circulação são aceitos em mais de 200 países. No ano 2005 os cartões Amex geraram cerca de 150 bilhões de USD em transações.

Outras bandeiras de cartões difundidas no mundo, com maior ou menor concentração, dependendo das regiões, são: Diners, JCB (Japanese Credit Bureau), Discover, Solo.

No Brasil existem ainda algumas bandeiras nacionais, com boa divulgação, por exemplo o Cartão Aura (Grupo BNP Paribas), o HiperCard (Itaú/Unibanco) e o GoodCard (bandeira independente).
CAPÍTULO  Próximo
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2014 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal