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4 de dezembro de 2016
Atualizado em: 19/11/2016
Monitor das Fraudes
Fórum de Discussão e Alertas


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Publicado no dia: 11/06/2010 às: 00:00
Nome:  Luciana Gouvêa
Cidade/País:  Brasil
E-mail:  luciana.gs(ARROBA)ig.com.br
Assunto:  Fraudes
Comentário:  
Acabei de sofrer um golpe que acabou com a minh vida. Estava já em uma situação difícil acabou por piorar. Estava anunciando a venda da minha casa para pagamentos de dívidas quando conheci um africano intereçado em comprar minha casa. Porém veio com uma proposta muito interessante de altos ganhos de lucros. Mergulhei de cabeça fiz emprestimos e acabei sendo Roubada. A quantia Roubada foi a metade do valor da minha casa. Quanto estava entreguando uma das partes do dinheiro que em questão de dias já tinha feito vários pagamentos, fui surpreendida por policiais que já estavam investigando o golpista e acabamos preso. Enfim foi ali que descobri que estava sendo vítima de um golpe. Eram dois golpista um foi preso. Acredito muito que irão conseguir enconrtar o outro.


Publicado no dia: 10/06/2010 às: 00:00
Nome:  Executive Career Coaching & Partners
Cidade/País:  São Paulo/Brasil
E-mail:  suporte(ARROBA)careercoaching.com.br
Assunto:  COMUNICADO EXECUTIVE CAREER COACHING & PARTNERS
Comentário:  
COMUNICADO EXECUTIVE CAREER COACHING PARTNERS

Após acompanhamento de reclamações postadas via internet sobre os serviços e o atendimento da empresa Executive Career Coaching Partners Ltda a empresa esclarece a todos que, a partir de depoimentos de internet, tiveram uma impressão errônea de nossos serviços, gostaríamos de salientar que mesmo a mais profissional das empresas pode ser alvo de difamações que colocam em jogo sua atuação no mercado como, por exemplo, o Grupo Schincariol, quando apresentou o vídeo de lançamento do produto, no carnaval de 2010, foi alvo de polêmicas de consumidores que disseram que o anuncio era desrespeitoso, a Havaianas, em setembro de 2009, lançou um comercial que abordava o tema sexo e que gerou especulações de que incentivava a pedofilia.

Uma crise de imagem pode ter início em boatos e especulações, ainda mais em um território como o da internet, onde tudo é possível e o anonimato não é questionado. É por isso que nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento, bem como para uma visita.

• JÁ ABRIMOS UM INQUERITO que tramita na Delegacia de Crimes Eletrônicos, processo investigativo requisitado pelo Escritório Criminalista Tarcha Advogados, que representa a Executive Career Coaching, com o objetivo de descobrir os responsáveis por difamações anônimas contra a empresa.
• Devido alguns indícios já descobriram quem está envolvido nesta difamação (ex-colaboradores e concorrentes) e entramos com processo contra estas pessoas.
• Mediante a este fato a Executive Career Coaching adotou uma nova política de Contratação interna e esta fazendo uma reestruturação.
• Estamos a disposição para esclarecer qual quer duvida para Cliente, parceiros e quem mais quiser conhecer o trabalho da empresa.
• Demissões já foram efetuadas partindo das investigações internas.

Vale ressaltar que a Executive Career Coaching não tem como política a venda de vagas.
A empresa trabalha com gerenciamento estratégico de carreiras através do coaching, oferecendo serviços de Coleta de Dados, Análise de Histórico Profissional, Planejamento Estratégico, Avaliação da Gestão Estratégica (Strategic Management Assessment), Análise SWOT (análise de pontos fortes e fracos), avaliação do perfil comportamental, avaliação das tendências e opções de carreira, formulação de objetivos, interferências, identificação das crenças limitantes, plano de ação, elaboração de currículo profissional, mapeamento de mercado corporativo e Plano de Transição de Carreira.
A Executive Career Coaching é ganhadora de prêmios como o 14º Top Empresarial Internacional, conferido pela Associação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mercosul e possui profissionais capacitados e certificados por organizações como o Integrated Coaching Institute – reconhecido internacionalmente na certificação em coaching.
Nestes 10 anos de mercado já cuidamos da carreira de grandes Lideres das 500 maiores empresas do Brasil.

DEPOIMENTOS DE ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

ANA CARLA ABDALLA ZANONI
Gerente de Vendas
Atento do Brasil.

“O trabalho desenvolvido pela Executive Career Coacing intensificou ainda mais meus pontos fortes, os fracos foram trabalhados de uma forma muito progressista e altruísta. Através do coaching consegui captar muito bem quais eram as minhas potencialidades e como deveria trabalhar para melhorar. Esse processo me deu mais segurança e solidez das minhas virtudes, segurança no momento de falar dos erros que passei a corrigir e uma compreensão ainda mais ampla das características essenciais a um líder. O coaching ajudou em minha carreira profissional e também na vida pessoal. Foi um investimento em meu desenvolvimento como um todo”.


MIGUEL JOSÉ SALIBA NETO
Executivo Pós Vendas
Toyota

“Creio que o trabalho da Career foi fundamental nessa etapa profissional de minha vida, porque uma vaga como a que ocupei não aparece na internet nem em jornais. O coaching foi também extremamente importante para flexibilizar minha postura, que era bastante analítica e diretiva. Meu processo com a Career teve início em dezembro de 2009 e a recolocação aconteceu em abril desse ano”.

CLAUDIO ISAO EGUCHI
Diretor Administrativo Financeiro
Ex- Eckerle do Brasil Ltda.

“Fui recentemente contatado por uma empresa alemã que está se instalando no Brasil e chegamos a um acordo interessante. Estou recolocado e começo na próxima semana. Na verdade, já estou atuando. Agradeço muito pelo empenho seu e de sua equipe. Fiquei muito satisfeito pelo trabalho que vocês desenvolvem tanto na recolocação como no processo de coaching. Sinto-me confortável em indicá-los para outras pessoas.”

VIVIAN CRISTINA PACOLA ALVES
Human Resources Manager
Fidelity BPO Brasil

“Venho parabenizar o serviço prestado pela Executive Career Coaching, em especial a equipe de mercado que selecionou excelentes perfis para a vaga de Gerente Executivo de TI, essa posição estava aberta na Fidelity há mais de 6 meses e juntamente com o trabalho de vocês conseguimos o candidato, o Sr. Marcello Guiubine Masi, foi então o escolhido para trabalharmos conosco . Aproveito para ressaltar que realmente é visível a qualidade dos clientes que foram apresentados pela ECC, sendo assim, a área de coaching merece também ser parabenizada, pois os candidatos apresentados tiveram uma postura diferenciada quanto os demais. Cabe também dizer que o CFO da Fidelity BPO também se demonstrou muito satisfeito com a excelência dos candidatos apresentados! “

Ricardo Gorgônio
Assessor Jurídico
Executive Career Coaching


Publicado no dia: 06/06/2010 às: 00:00
Nome:  paulo
Cidade/País:  Niteroi
E-mail:  paulomatos71(ARROBA)hotmail.com
Assunto:  Golpe
Comentário:  
Tentei comprar uma aparelho da sky que se dizia desbloqueado. Mas fui enganado, fiz o deposito e não recebi o tal aparelho. Faço essa denuncia para que mais ninguem caia neste golpe e que estas pessoas parem de se dar bem com este golpe. O slogan utilizado que esta esposto no site permuta livre é: APARELHOS DA NET E SKY DESBLOQUEADOS, no link: http://www.permutalivre.com.br/206226/aparelhos-da-net-e-sky-desbloqueado-rio-de-janeiro.html e o nome usado pela farçante é Fabiana, o email da mesma e consequentemente registro no msn é: net.sky.gratis(ARROBA)hotmail.com ("FABIANA NET SKY TVA AZ-BOX") o telefone em que consegui falar com ela é: (021) 9745-3035.
A conta bancaria em que fiz o deposito é: ITAU - AG:7208 C/C: 04460-7 em nome de JOSÉ AUGUSTO DE S FILHO. Na hora do depósito caiu na poupança 04460-7/500. Ela te atende, te explica, recebe seu dinheiro e depois some, não responde mais os e-mails, te bloqueia no msn. Só vai te restar dar queixa e denunciá-los em sites como este. Mas nem todos terão a oportunidade de ver, porque como eu , só procuram depois que caem.
É isso ai que tenho pra passar pra vocês, talvez tenha sido merecido o que aconteceu comigo, que isto me sirva de lição e que mais ninguém caia no golpe deles, pois será uma doação do dinheiro.
Possivelmente um outro anúncio seja deles também, no link: http://www.quebarato.com.br/net-hdmax-tva-digital-sky-sem-mensalidades__33dbee.html
NET HDMAX,TVA DIGITAL,SKY SEM MENSALIDADES - Porto Alegre, RS, Brasil
Obs: No anuncio eles colocam de outro estado ou bairro, mas estão situados no Rio de Janeiro, bem provável em Nova Iguaçu, baixada fluminense.
Paulo.


Publicado no dia: 04/06/2010 às: 00:00
Nome:  Eliana Araújo
Cidade/País:  São Paulo/S.P.
E-mail:  mgsetajttas(ARROBA)ig.com.br
Assunto:  E-mail falso do Bradesco
Comentário:  
Ontem, 03/06, abri minha cx postal como de costume. Ao verificar a caixa de spam, deparo-me com e-mail do Banco Bradesco, onde tenho uma conta corrente com saldo de R$0,12 e que não movimento há um bom tempo. O tal e-mail me alertava que minha conta sofrera uma tentaiva de fraude (de R$ 0,12?) e que meu cartão com as chaves de segurança seriam bloqueados e que, ainda, pagaria uma multa de R$ 281,00. E havia um link para regularização. Na hora, achei estranho e liguei para a central de atendimento do banco onde fui informada e orientada sobre as práticas de fraude com o nome da instituição.
Recebo também vários e-mails de confrimação de depósito e de aquisição de passagens aéreas. Quem sabe da minha vida sou eu e sou muito astuta e prevenida, digo à todos para tomarem muito cuidado com esses pequenos golpes. Não deixem a emoção falar mais alto. Primeiro deixe a razão funcionar.
Ah, meu pai faleceu há 10 anos e já ligaram na minha residência, há poucos meses, dizendo que o haviam sequestrado. Eu ri e respondi: "Com caixão e tudo?" e desliguei.
Na minha opinião, existem os estelionatários devido as pessoas serem muito ingênuas e sem malícia. Eu desconfio até de mim mesma!!!


Publicado no dia: 20/05/2010 às: 00:00
Nome:  Marcelo
Cidade/País:  parana
E-mail:  maximomalta(ARROBA)gmail.com
Assunto:  LHBB
Comentário:  
Existe sim sentenças favoraveis a lhbb, como esta que se segue, acho que a devida pesquisa, é necessario:

http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?DOCNUM 19 PGATU 1 l 20 ID 61866,84199,15122 MGWLPN SERVIDOR1 NXTPGM jrhtm03 OPT ORIGEM INTER


Publicado no dia: 10/05/2010 às: 00:00
Nome:  Augusto CC Nascimento
Cidade/País:  Rio de Janeiro/Brasil
E-mail:  augusto9177(ARROBA)yahoo.com.br
Assunto:  Golpe do falso juíz criminal.
Comentário:  
Coisa de 02 anos atrás, este senhor que se dizia chamar PAULO CÉSAR VIANA NASCIMENTO – um juiz da área criminal (7ª vara segundo ele ) - me adicionou no ORKUT, mostrando-se interessado em comprar um filhote de gato persa para a mãe dele. Ele também falava muito de outros assuntos, casos do trabalho (despachos como juiz da área criminal) e malhação. Chegou a ligar para meu celular quando eu passava pelo Méier, aparecendo de carro VECTRA PRATA automático e dizendo ter saído do fórum, ainda de terno. Conhecia muito bem a linguagem jurídica e contava casos do trabalho como juiz. Disse-me na época ter se mudado recentemente para o Méier e que malhava na ABODYTECH, no NorthShopping. Chegou realmente a entrar lá como aluno, enquanto eu entrei para conhecer a academia. Depois disso, não nos falamos mais, pois ele sumiu.


Um ano depois, quando comprei meu atual carro, tive problemas com o vendedor que me vendera um carro todo engatilhado, cheio de problemas e defeitos. Lembrei-me do tal juiz para me dar um apoio e deixei um recado no ORKUT, mas não houve resposta.

Uns 14 meses depois, em março deste ano, ele me ligou para meu celular e perguntou o que acontecera. Eu disse que não era mais necessária a sua ajuda, que eu já assumia o prejuízo de ter sido enganado na compra do carro e já passara o carro para meu nome, mas que ainda pagava as prestações, mesmo ele dando defeito todo mês. Ele, nisso, disse que poderia me ajudar dentro da lei, quitando o carro judicialmente e fazendo uma petição pedindo ao juiz um justo pagamento do carro, sem os juros abusivos que o financiamento, segundo ele, usava valores fora da legalidade, contra a lei. Assim, o juiz concedendo, eu teria um retorno parcial do dinheiro. Também comentei com ele que eu tinha um processo na justiça e que ainda esperava sentença da juíza, onde eu provavelmente receberia uma indenização do réu.

Dia seguinte, ele me ligou cedo dizendo ter apurado tudo e que teria havido uma audiência em fevereiro – e isso realmente constava no site do TJ - ,e eu não sabia disso. Ele disse que eu tinha ganhado um valor de R$19.850,00 e que meu advogado estaria me enganando para receber todo o valor e arquivar o processo - já que eu teria dado procuração com direitos totais para esse advogado (real) do processo. Ligava-me várias vezes ao dia e todos os dias, mostrando-se sempre presente, atencioso e prestativo, como um amigo, no lado da lei e pela justiça.

Chegou a ir a minha casa dia 19/03/2010 para pegar cheque do pagamento do advogado amigo dele que assinaria a petição (o tal JAIR DA SILVA DOS ANJOS), juntamente com meu carnê das prestações do carro – que ele dizia que seria quitado, cópias de identidade, documento do carro e comprovante de residência.

No dia 23 de março de 2010, entre 10h e 12h da manhã, o tal “Paulo” apareceu no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde eu trabalho e tem minha agência bancária (BB) lá, sem ter tido qualquer problema para entrar. Disse-me ter apresentado sua carteira do TJ e terem deixado ele entrar com facilidade e sem dar papeleta de visitação, nem cartão de visitante para o carro. Portava um cheque no valor de quitação de meu carro ( R$26.099,68), assinado e carimbado por “JAIR DA SILVA DOS ANJOS” – suposto advogado da ação e amigo dele. Foi certamente filmado pelas câmeras do Banco do Brasil, tanto no caixa eletrônico, enquanto ele me convencia a fazer os empréstimos, quanto no caixa interno, testemunhando minha transferência do dinheiro para a conta do tal JAIR ( BB ag: 1211-4 e CC: 195.13-8). Também lá no caixa, ele simulou tentar pagar a boleta de quitação, mas como o valor do cheque era alto, foi solicitado que o fizesse na agência de Nilo Peçanha.

Essa quitação nunca ocorreu e todas as prometidas cópias de processo e comprovações de pagamentos nunca me foram passadas. Sempre prometidas para uma data que ele mesmo depois cancelava.

Por fim, convenceu-me a pagar mais R$1.981,40 para uma suposta petição para depósito em minha conta do valor supostamente ganho da outra ação em tramitação na justiça – dia 06/04/2010 – por numeração de código de barras que ele me passou por telefone.

Não satisfeito ainda, dia 22/04/2010 me pediu um favor, dizendo estar depositando R$1550,00 em dinheiro num caixa eletrônico, pediu-me para transferir mais esse valor para a conta do JAIR DA SILVA DOS ANJOS. E eu, por questão de honestidade e ingenuidade burra, achando que tinha em minha conta um valor que não me pertencia, me senti no dever de transferir, mas só pudi fazer de R$1000,00 por limite de horário. Por sorte.

Quando pressionei para que me pagasse já parte do que ele me devia, o tal “Paulo” fez um depósito com cheque de terceiro – dizendo ser de alguém que devia dinheiro a ele. Mas o cheque foi negado por não conferir com a assinatura original.

Depois disso, ele não responde mais aos telefones.


Publicado no dia: 04/05/2010 às: 00:00
Nome:  deocleciano alves ferreira f°
Cidade/País:  sao paulo
E-mail:  deoaf(ARROBA)hotmail.com
Assunto:  cuidados com a transportadora pathfinder
Comentário:  
Prezados Senhores,
Estou enviando aos senhores uma copia do recado que enviei para uma companhia de transportes que atua no Brasil e no Reino Unido, para que os senhores possam alertar as pessoas cadastradas com os Senhores, afim de que possa evitar transtorno para outrs usuarios.
Grato pela atençao,
Deocleciano

COPIA DA CARTA
"Srs,
Pela enesima vez venho solicitar informaçoes e entrega da minha caixa, despachada de Londres em 05/12/2009 sob numero 12584 cujo pagamento foi de 113,40 pounds.
Sinto-me prejudicado, lesado e por que nao falar "furtado", desde que o serviço nao foi prestado a contento, pois, o prazo de entrega seria de 60 a 90 dias e ja estamos em pleno mes de maio e minha caixa com meus pertences nao chega.
Pedi a um amigo que telefonasse para vcs em Londres e ele me disse que faltava apenas o numero do meu cpf, para a liberaçao, mentira dos senhores, pois o meu cpf esta escrito em todas as vias do referido despacho, indignaçao maior tenho com a falta de responsabilidade e desrespeito por parte dessa empresa , dita, pathfinder, que ja por 3 vezes nao responde aos meus e-mails.
À partir da semana que vem, estarei colocando o nome de vcs na relaçao dos fraudadores em todo Brasil , alem de denuncia-los na revista Leros, de onde tirei o telefone desta insignificante empresa,que nem satisfaçao da a seus clientes"


att,
Deocleciano


Publicado no dia: 19/04/2010 às: 00:00
Nome:  Jessé Rodrigues Pinto Ribeiro
Cidade/País:  Pouso Alegre
E-mail:  tiradentes2001(ARROBA)hotmail.com
Assunto:  PENTASHOP = ESTELIONATO PURO
Comentário:  
Comprei no final do ano passado uma Filmadora Sony, pedido 33712 (EMPRESA PENTASHOP), NO VALOR DE 1307,00 E PERDI TUDO. TENHO COMPROVANTE EM MAOS E NÃO ENVIARAM O PRODUTO. Ja fiz de tudo e nada de receber. Agora entrei com processo aqui em Minas. Mas acontece que no estado de SP e RJ estava acompanhando outros processos antigos e que não estão revertendo nada ao cliente lesado. E agora? Se a Justiça não ajuda o que devemos fazer. Ninguem vai querer colocar a cara a tapas com os bandidos DA PENTASHOP. Contiuamos nós presos em casa e os bandidos até tem endereço fixo e não podemos fazer nada. Creio que a Justiça não vai dar autonomia para ir até lá e pregar fogo nos caras. Mas sim, a impunidade ainda continua com essa empresa aplicando golpes de estelionato há muito tempo (6 anos+ou-). O mais interessante é que eles aplicam o GOLPE EM UM BAIRRO DE SÃO PAULO MUITO RICO. La vai o endereço: PENTASHOP - VOLKAN COMERCIO DE ELETRO ELETRONICOS LTDA - AV. CIDADE JARDIM - 427 CJ 62 - 6º ANDAR - JD. EUROPA - CEP 01453-000. Também informo a todos que o SITE DELES ESTÃO NO AR WWW.PENTASHOP.COM.BR - Pelo amor de Deus. Se aguem comprar não recebe o produto, eles não enviam nada. Ficam com o seu dinheiro. Qualquer coisa entra no site www.reclameaqui.com.br e verificam a empresa a quantidade de gente reclamando. Estou indiguinado com essa empresa que ninguem faz nada. Será que eu vou ser mais um com processo ARQUIVADO? E ESSA EMPRESA VAI CONTINUAR ROUBANDO ONLINE? SE ALQUEM QUISER INFORMAÇÕES, EU TENHO COMPROVANTE PARA PROVAR. O DINHEIRO SAIU DA MINHA CONTA PARA PAGAMENTO COM UM BOLETO DO BRADESCO. QUE VERGONHA O BRADESCO OFERECER SERVIÇOS PARA ESTE TIPO DE EMPRESA. BOM. CONTO COM A AJUDA DE ALGUEM QUE QUEIRA MÍDIA. MEU CASO NÃO É ISOLADO. TENHO CERTEZA QUE ESSA PENTASHOP VAI RECEBER O TROCO.

Publicado no dia: 18/04/2010 às: 00:00
Nome:  Ivonete Sales
Cidade/País:  Brasil
E-mail:  ivonetesalles(arroba)yahoo.com.br
Assunto:  ROYAL HOLIDAY
Comentário:  
Preenchi um cupom em uma loja onde fiz uma compra e pra minha surpresa fui convidada pela ROYAL HOLIDAY a conhecer o sistema de hotelaria deles ao qual não entendi bem ao tel. Chegando lá dito e feito: venda de pacotes de viagem que pra minha surpresa pra ser usado em "30 anos" com uma taxa de manutenção absurda de R$ 2.250,00 + o título com uma entrada de R$ 40.000,00 + 10 parcelinhas de R$ 4.000,00 bom isso foi declarado depois de muita conversa e enrolação. Quando a menina me passou esses valores quase dei uma gargalhada na cara dela, só não fiz isso pq tenho educação, me senti insultada na minha inteligência. Eles me encostaram muito na parede, forçaram a barra terrivelmente se você não souber bem o que deseja cai no conto de fadas, eles não dão tempo pra gente pensar, falam muito rápido e não são muito claros em algumas colocações. Embora eu tenho ficado lá por 1h30 deixei claro que esse sistema deles é fora da realidade de muitos brasileiros, que com certeza se eu tivesse R$ 80.000,00 não aplicaria em "títulos de clube de viagem". Boa sorte a todos.

Publicado no dia: 14/04/2010 às: 00:00
Nome:  Hwidger Lourenço
Cidade/País:  Londrina
E-mail:  hwidger(ARROBA)gmail.com
Assunto:  Seleções - Para Natália
Comentário:  
A Natália questionou em outubro do ano passado o pouco ético marketing de Seleções.

PAra ela, dedico uma boa notícia aqui do Paraná:
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde 1-39**113-20100414 tit mp-pr+aciona+revista+por+publicidade+irregular

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba propôs nesta quarta-feira (14) ação coletiva de consumo contra o grupo editorial Reader’s Digest Brasil LTDA, responsável pela revista Seleções. De acordo com o Ministério Público, a empresa faz uso de diversos expedientes de publicidade agressiva e irregular que induzem o consumidor em erro.

Entre algumas das práticas questionadas na ação estão anúncios de concursos e prêmios com informações imprecisas, que resultam, na verdade, na aquisição de assinaturas da revista e outros produtos ligados ao grupo.

O MP-PR busca, liminarmente, a retirada da publicidade feita até então pela empresa do mercado, a adequação das ações publicitárias futuras ao Código Brasileiro de Defesa do Consumidor e a divulgação de nota pública, em âmbito nacional, para esclarecer a população sobre a propaganda indevida já realizada.

No mérito do processo, requer a condenação da Reader’s Digest Brasil ao pagamento de indenização por dano moral coletivo a ser revertido ao Fundo Estadual do Consumidor do Paraná (FECON). A intenção do MP-PR é que o resultado obtido com o processo seja válido para todo país.

Os promotores de Justiça Cristina Corso Ruaro e Maximiliano Ribeiro Deliberador, responsáveis pela ação, explicam que, desde 2007, a partir de reclamações de consumidores, a Promotoria avalia o problema da propaganda enganosa feita pela editora. Em maio do ano passado, o MP-PR chegou a propor a assinatura de um termo de ajustamento de conduta com a empresa para que a publicidade fosse regularizada, conforme determina o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Na ação, a Promotoria descreve algumas das estratégias publicitárias do grupo, como o envio a potenciais clientes, por correspondência, de anúncios de um concurso cultural que implica em prêmios em dinheiro. A participação no sorteio, porém, é condicionada à compra de assinaturas da revista – mas isso é colocado de forma confusa, ou seja, a pessoa acha que está apenas participando do concurso quando na verdade está aceitando fazer a assinatura.

Um exemplo de má-fé da publicidade: com o anúncio do concurso, o consumidor recebe dois envelopes, um escrito "NÃO" e um "SIM". O primeiro, na verdade, não teria validade, pois para não participar de promoções e ofertas desse tipo bastaria a pessoa ignorar a correspondência. Ocorre que nem todo mundo se dá conta disso. Pior – no envelope escrito "NÃO" há uma cláusula que diz que a pessoa, apesar de não comprar a assinatura e não concorrer ao prêmio, aceita participar do concurso. Ou seja , o "NÃO", na verdade, é um "SIM". Segundo informações da própria empresa, 2 milhões de correspondências nessa linha são encaminhadas por ano para todo o mercado nacional.



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