Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/04/2009 - UOL Notícias / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Registro de páginas falsas de bancos mais que triplicou no primeiro trimestre do ano


SÃO PAULO - As notificações sobre páginas falsas de bancos brasileiros mais que triplicaram no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento realizado pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), um serviço do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), o crescimento no número de notificações no período foi de 225%.

Comparando-se ao quarto trimestre de 2008, o aumento foi de 24%. O crescimento das notificações sobre páginas falsas de bancos enviadas ao centro reflete no aumento de 91% das notificações de incidentes na internet no primeiro trimestre, frente ao último trimestre de 2008.

Esses registros são enviados ao CERT.br espontaneamente por administradores e usuários da rede no Brasil. Foram mais de 218 mil notificações no período.

Problemas na rede

De acordo com o centro, esse aumento das denúncias se deve, principalmente, às notificações de eventuais quebras de direitos autorais por meio de distribuição de material em redes P2P, problema que registrou mais de 166 mil notificações, número que representa mais que o dobro do registrado no trimestre anterior.

"A ampliação da base de usuários da internet, aliada à conectividade cada vez maior desse público, tornam o cenário ideal para o aumento", explica a analista de Segurança do CERT.br, Cristiane Hoepers.

Notificações referentes a ataques a servidores Web também aumentaram em relação ao trimestre anterior, em 34%. Segundo o centro, esses ataques exploram vulnerabilidades em aplicações Web e, em alguns casos, visam a hospedagem de "cavalos de tróia", utilizados em fraudes ou páginas falsas de bancos.

Registros sobre ataques de "cavalos de tróia", no entanto, caíram 20% em relação ao último trimestre de 2008. A mesma queda foi verificada frente ao mesmo período do ano passado.

Sobre o levantamento

As estatísticas divulgadas pelo CERT.br são feitas a partir de notificações enviadas espontaneamente por administradores de rede e usuários.

Foram recebidas no período pouco mais de 218 mil notificações, número cinco vezes maior que o registrado no mesmo período de 2008. Os dados dos incidentes reportados ao CERT.br podem ser consultados no site www.cert.br/stats/incidentes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 189 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal