Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/04/2009 - Computerworld PT Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Queixas ao FBI por fraudes sobem 33%


O ano de 2008 foi o mais agitado até à data no que toca à proliferação de fraudes online, de acordo com um relatório anual sobre crimes na Internet acabado de divulgar pelo FBI.O Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI registou mais de 275 mil queixas no ano passado, o que representa um aumento de 33 por cento face ao ano anterior e perdas no valor de 265 milhões de dólares, segundo aponta a edição de 2008 do Internet Crime Report. O número de queixas apresentadas ao IC3 tinha vindo a cair desde 2005, mas no ano passado acabou por quebrar o recorde anterior de 231 mil denúncias. O valor médio de cada perda registada foi de 931 dólares, uma subida significativa comparativamente com os 680 dólares de 2007.
Mas esta subida no número de denúncias não constitui surpresa. Os peritos em segurança informática dizem que 2008 foi um ano prolífero para os ciber-criminosos, que aperfeiçoaram as suas técnicas, criaram programas automatizados de "SQL Injection" capazes de disseminar códigos maliciosos por milhares de Websites em simultâneo, e geriram gigantescas redes de computadores botnet, usadas para roubar informações sensíveis e infectar outros computadores.
Tal como em anos anteriores, as fraudes relacionadas com leilões online e com a não entrega de bens adquiridos representaram mais de metade das denúncias, embora as queixas relativas a fraudes em leilões online tenham caído mais de 10 por cento comparativamente com 2007.
As denúncias referentes a cartões de crédito e débito foram das que mais cresceram, num ano em que duas das maiores empresas de processamento de pagamentos norte-americanas - a Heartland Payment Systems e a RBS WorldPay – foram atacadas por hackers. Em 2007, as fraudes com cartões de crédito e de pagamento representaram 6,3 por cento das denúncias, enquanto no ano passado essa percentagem subiu para os 9 pontos.
A maioria dos autores das fraudes utiliza o e-mail para atingir os seus alvos e, como tal, o spam especialmente concebido para roubar informações financeiras sensíveis foi "um dos esquemas mais denunciados ao IC3 no ano passado”. Numa nova variante deste esquema, os criminosos enviaram mensagens editadas de forma a parecerem ser provenientes do FBI, pedindo às pessoas informações sobre as suas contas bancárias como forma de ajudar numa investigação financeira em curso. "Muitos destes e-mails continham também um elemento de extorsão", conta o relatório do IC3, adiantando que “é dito aos receptores das mensagens que, se não cumprirem o pedido do FBI, serão processados".
Noutro esquema muito utilizado, os criminosos conseguem entrar na conta de email das vítimas e enviar mensagens aos seus amigos, dizendo que estão retidos num país estrangeiro e que precisam de dinheiro urgente para sair de lá.
Os dados agora divulgados pelo IC3 foram fornecidos pelas próprias vítimas, sendo posteriormente partilhados com as forças da autoridade e com as agências reguladoras, que os utilizam depois para tentar apanhar os autores das fraudes e antecipar o seu comportamento futuro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 199 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal