Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/04/2009 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Chavistas investigam ex-ministro por fraude

Petkoff, diretor de jornal opositor, acusa governo de desmoralizar rivais.

A Assembleia Nacional da Venezuela decidiu ontem abrir uma investigação contra o ex-ministro do Planejamento e jornalista Teodoro Petkoff, informou o jornal El Universal. O processo foi pedido pela deputada chavista Iris Varela.

Iris denunciou que Petkoff, atualmente editor do jornal Tal Cual - conhecido por veicular reportagens críticas ao governo -, cometeu "fraude contra o Fisco" ao não declarar a morte da mãe e realizar "transações mercantis e venda de bens do espólio". A deputada ameaçou levar o caso também à Promotoria de Justiça.

Em resposta, Petkoff afirmou que a investigação faz parte de uma campanha do presidente Hugo Chávez contra os oposicionistas. "É inacreditável que se queira desenterrar a declaração de espólio de minha mãe, que morreu em 1974", afirmou. "Há uma intenção muito clara de desqualificar a oposição."

Também ontem, o general da reserva e ex-ministro da Defesa Raúl Isaias Baduel disse a uma emissora de rádio que sua prisão na quinta-feira sob acusação de corrupção teve motivação política. Segundo ele, Chávez "usa como mercenários a Justiça e os diferentes poderes públicos para amedrontar".

O prefeito de Maracaibo e principal líder da oposição, Manuel Rosales, responde a processo por enriquecimento ilícito no período em que foi governador do Estado de Zulia, entre 2002 e 2004. Na quinta-feira, a Promotoria de Justiça fez nova denúncia contra ele, por tentativa de homicídio - a acusação refere-se a supostos ataques contra seis ex-funcionários de seu gabinete, na quarta-feira, durante um protesto.

Em visita oficial ao Irã, Chávez não comentou os casos. O presidente da Venezuela, porém, ridicularizou as tentativas do G-20 de deter a crise econômica global, dizendo que é o capitalismo que está em crise e ele precisa acabar. Segundo Chávez, os pacotes de ajuda financeira representam mais do "mesmo remédio que está matando o doente".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 179 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal