Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/04/2009 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pirateavam contas para comprar na net

Por: António Soares


A Polícia Judiciária anunciou esta quarta-feira, a detenção, em Lisboa, de dois homens que fizeram compras pela internet no valor de dezenas de milhar de euros, usando dados bancários de terceiros obtidos de forma fraudulenta.

A detenção aconteceu em flagrante delito, quando os dois suspeitos, de origem sul-americana, de 25 e 26 anos, respectivamente, recolhiam artigos que tinham comprado pela internet. Um terceiro indivíduo foi constituído arguido.

A operação vinha sendo preparada desde há cerca de um mês, quando uma loja da região de Lisboa detectou algo estranho numa compra efectuada on-line. As suspeitas foram denunciadas, diz a PJ num comunicado, e foi pedida a colaboração de "serviços de detecção de fraude bancária", que confirmaram a existência de burla.

O método usado pelos burlões foi rapidamente identificado como tratando-se de "phishing" (ver caixa), usando dados de cartões bancários portugueses obtidos de forma fraudulenta para fazer as compras, sobretudo de artigos informáticos e de alta fidelidade.

Segundo apurou o JN, a PJ acredita estar na presença de uma rede internacional, que poderá até estar a fazer a recolha fraudulenta dos dados bancários a partir do estrangeiro. Tudo parece indicar que os dois suspeitos detidos e o terceiro arguido, todos com residência em Portugal há alguns anos, fossem usados unicamente para levantar os artigos nas lojas.

Durante a investigação, refere a PJ, " foram apreendidos objectos que são produto dos crimes bem como elementos probatórios relevantes".

Os dois detidos foram já presentes, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção, no Departamento de Investigação e Acção penal de Lisboa, do Ministério Público.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 297 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal