Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/03/2009 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Crimes online crescem em meio à recessão, diz relatório dos EUA

Por: Jason Szep


BOSTON - Fraudes na Internet relatadas às autoridades dos Estados Unidos aumentaram 33 por cento no ano passado, subindo pela primeira vez em três anos, e crescem novamente este ano com a piora da recessão, disseram autoridades federais nesta segunda-feira.

As perdas com fraudes na Internet registradas nos Estados Unidos atingiram o valor recorde de 264,6 milhões de dólares em 2008, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Centro de Denúncias de Fraude na Internet, controlado pelo FBI e o Centro Nacional de Crimes do Colarinho Branco.

Fraudes online originadas de todo o mundo -principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Grã Bretanha, Nigéria e China- estão crescendo este ano com uma alta de quase 50 por cento nas queixas feitas às autoridades norte-americanas somente no mês de março.

"2009 está se moldando como um ano muito ocupado em termos de crimes virtuais", disse o autor do relatório, John Kane, a repórteres em uma coletiva por telefone.

Em 2007, foram registrados 239,1 milhões de dólares em perdas. Em 2001, este mesmo índice foi de 18 milhões de dólares.

A reclamação mais comum em 2008 foi a de não-entrega de produtos conforme o prometido, seguida de fraudes em leilões, em cartão de crédito e em investimentos, de acordo com o relatório.

Dos 275.284 reclamações recebidas pelo centro em 2008, 72,940 foram repassadas a agências judiciárias norte-americanas para instauração de processos. Este número subiu este ano para 40 mil apenas no primeiro trimestre, disse Kane.

"Acreditamos que estes números, sobre reclamações feitas e as perdas em dólares, representam apenas uma pequena ponta do iceberg", disse Kane, diretor gerente do Centro Nacional de Crimes do Colarinho Branco em Richmond, Virginia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 153 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal