Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/03/2009 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Foi preso o homem que roubou De Niro e John McEnroe

Por: João Moço

Comerciante de arte foi ontem detido em sua casa, em Nova Iorque, acusado de crimes como fraude e falsificação. Caso seja considerado culpado, Lawrence Salander poderá enfrentar uma pena de 25 anos de prisão.

Lawrence Salander, um dos maiores comerciantes de arte dos últimos anos, foi ontem detido na sua mansão, acusado de ter roubado 88 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros), entre 1994 e 2007, a investidores e proprietários de obras de arte, entre eles o tenista John McEnroe, o actor Robert De Niro ou o Bank of America, um dos maiores bancos dos EUA. Só o tenista perdeu dois milhões de dólares (cerca de um milhão e meio de euros), ao ter investido essa quantia pela posse de metade de dois quadros do pintor Arshile Gorky, intitulados Pirate I e Pirate II.

O comerciante, actualmente com 59 anos, foi proprietário da galeria de arte Salander-O'Reilly, através da qual elaborou o esquema fraudulento, explicado por Robert Morgenthau, advogado do distrito de Manhattan: "Ele vendeu obras de arte que não lhe pertenciam, ficou com o dinheiro e aproveitou para investi-lo em outros esquemas fraudulentos".

Mas esta não foi a única estratégia fraudulenta praticada por Lawrence Salander, adianta o jornal El Mundo. O comerciante de arte chegou a vender obras por preços muito abaixo dos autorizados pelos artistas ou mesmo sem o conhecimento dos seus proprietários. O actor Robert De Niro foi um dos "apanhados" neste esquema, uma vez que o actor afirma que Salander vendeu 12 pinturas do seu pai sem o seu conhecimento. Todavia, este caso não se encontra na lista de crimes dos quais Salander está a ser acusado.

Se Lawrence Salander for considerado culpado por todos os crimes de que está a ser acusado, poderá enfrentar uma pena de prisão de 25 anos. No entanto, o comerciante de arte já fez questão de se declarar inocente. Depois da detenção, Salander pagou cerca de 751 mil euros pela fiança.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 169 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal