Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/03/2009 - O Popular Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Comércio de trabalhos de graduação é crime


A venda de trabalhos escolares que dão direito a um diploma universitário pode caracterizar crime de quem faz o trabalho e de quem compra o material. Na internet, anúncios oferecem monografias feitas por mestres e doutores atuantes na vida acadêmica, e garantem sigilo absoluto.

As empresas afirmam ainda que a aprovação do trabalho é garantida, mas cobram caro. Uma pedagoga vende os trabalhos que ela própria apresentou na faculdade.

Em uma universidade de São Paulo, no entanto, os professores estão apertando o cerco contra os trabalhos clonados. “Os plágios que nós tivemos e foram confirmados acarretaram as reprovações dos alunos”, diz Ana Claudia Andreucci, coordenadora de trabalhos de graduação.

Uma das ferramentas que os professores usam para identificar trabalhos comprados é um programa de computador, desenvolvido por um pesquisador de Santa Catarina. “O software vai fazer pesquisa na internet em alguns sites de busca pelos fragmentos sequenciais do texto que o aluno apresentou como seu e vai verificar se esses textos existem também na internet”, afirma Maximiliano Pezzin.

Segundo o advogado criminalista Antônio Gonçalves, quem vende monografias comete crime de falsidade material. E quem compra, falsidade material e ideológica. “A falsidade ideológica é quando você diz que o trabalho é seu e não é, então você compra uma ideia como sua. E a material é a entrega do produto que não é seu”, diz.

Para o professor de jornalismo Vanderlei Dias de Souza, mesmo que o crime não seja descoberto, esse é um jeito torto de começar a carreira. “Se você faz isso aqui, o que você não fará no mercado de trabalho, onde a disputa é bem maior”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 177 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal