Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/03/2009 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A cultura da esperteza


A revelação de uma nova fraude envolvendo uma grande empresa nacional e partidos políticos escancara a existência no país de uma cultura da esperteza. Em troca de financiamento para fins eleitorais, o esquema agora denunciado manipulava licitações, superfaturava obras públicas, fazia remessas de dinheiro para paraísos fiscais e promovia doações ilegais para políticos. Mais uma vez, o país, que já viu nascer, crescer, explodir e eternizar-se sem punições outros episódios de fraudes escabrosas, começa a ver tramitar outra dessas investigações.

O grave nesses episódios de corrupção envolvendo partidos e políticos é que, além de representar um assalto aos recursos do país e um enriquecimento ilícito dos que deles se locupletam, tais fraudes carregam um potencial de degradação da própria política e, mais grave ainda, da própria vontade dos eleitores. É esse o efeito nefasto dos esquemas de caixa 2 das campanhas e dos acordos espúrios que unem poderosas empresas e partidos políticos. O caráter sempre suspeito – e frequentemente criminoso – desse financiamento faz com que a suspeição se estenda tanto aos que o fornecem quanto aos que o recebem. Aqueles corrompem as administrações, estes acabam reféns de compromissos que pouco ou nada têm a ver com o interesse público. As doações ilegais estão no vestíbulo de um sistema de corrupção que, depois, se estende às administrações e macula, direta ou indiretamente, o próprio processo político e a democracia.

Seria irresponsável assumir como verdadeiras todas as acusações agora ventiladas, até porque elas são negadas tanto pela empreiteira quanto pelos partidos e pelos políticos acusados. No entanto, um país habituado a campanhas eleitorais patrocinadas por financiamento clandestino, a compras de siglas partidárias e de tempo nos programas obrigatórios de televisão e a acordos que envolvem mais dinheiro que princípios tem o direito de ficar escandalizado sempre que um novo episódio vem à tona, especialmente quando ele vem acompanhado de indícios tão fortes de veracidade. As operações da Polícia Federal desta semana são baseadas em suspeitas de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, câmbio ilegal, formação de quadrilha e uso de documentos falsos. Tudo num contexto semelhante ao que já surgiu em outros episódios, alguns com implicações políticas e imenso potencial de crise.

É fundamental que os cidadãos não percam a capacidade de indignar-se e de exigir dos poderes constituídos a plena elucidação dos fatos. Sempre que uma investigação dessas ganha publicidade, a população descobre, estarrecida, que políticos e representantes de fornecedores do governo fazem uso de códigos e outros subterfúgios para não serem flagrados nas gravações. O conluio criminoso de políticos e de empreiteiras é a demonstração de imaturidade política, de precariedade institucional e, principalmente, o subproduto da impunidade que alimenta o esquema de falcatruas.

INDIGNAÇÃO

É fundamental que os cidadãos não percam a capacidade de indignar-se e de exigir dos poderes constituídos a plena elucidação dos fatos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 181 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal