Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/03/2009 - Diário de Leiria Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Homem de 81 anos vítima de burla com 'cartão multibanco'


Um homem de 81 anos foi vítima de burla, através da qual ficou sem 400 euros, com recurso a levantamento de dinheiro em multibanco. O caso ocorreu em Leiria, na manhã da última quinta-feira - entre as 10h00 e as 10h30 -, quando a vítima foi abordada por um homem, com cerca de 35 anos e de estatura alta, que se apresentou como seu conhecido de longa data, "afirmando ser funcionário da Caixa Geral de Depósitos" (CGD), da cidade do Lis.
Segundo a PSP, o alegado burlão afirmou conhecer a vítima, informando-o que o "atendera por diversas vezes" num balcão da CGD. "Como o lesado não queria ser desagradável, acabou por o cumprimentar, facto este amplamente aproveitado pelo autor criminal para o estabelecimento de diálogo 'malabarista'".
"Na sequência do plano, o suspeito começou por afirmar que, por questões de segurança, os códigos dos cartões multibanco, iriam ser alterados (de quatro passariam a cinco dígitos)". A vítima acabou por ceder o seu código, "o qual 'o Burlão', de imediato, anotou num jornal que trazia debaixo do braço". Durante o diálogo, pediu ao sénior o seu cartão multibanco, ao que a vítima atendeu, "para que ele exemplificasse, no mesmo, outras alterações que o próprio iria sofrer", explica, em comunicado, o Comando da PSP de Leiria.
"Em continuidade da acção criminosa, o indivíduo em causa aproveitou a ocasião para trocar o cartão do lesado por um outro que o suspeito tinha em seu poder. Passados alguns momentos, o burlado verificou que o cartão multibanco, apesar de ser do mesmo banco, não era o seu", pelo que se deslocou ao banco, onde constatou que o suspeito já tinha efectuado dois levantamentos de 200 euros cada.

PSP deixa conselhos

A PSP - que está a investigar e já remeteu os autos da queixa para o Ministério Público - deixa alguns conselhos, na tentativa de prevenir a ocorrência de casos semelhantes.
"O 'burlão' está sempre bem vestido, bem apresentado, é simpático, com facilidade de diálogo e um bom contador de histórias", sublinha a polícia, aconselhando ao não levantamento de dinheiro ou valores para entregar a pessoas que tenham merecido confiança, principalmente, quando são desconhecidas.
"Não abra a porta a estranhos, mesmo que seja uma senhora ou criança", concluiu".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal