Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/11/2006 - vale paraibano Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cresce golpe do carro sorteado no Vale

Por: Guilhermo Codazzi da Costa


Sábado, dia 28 de outubro. É manhã quando toca o telefone no apartamento de R., em São José dos Campos. Assim que atendeu a ligação, R. tornou-se vítima potencial de um dos mais novos golpe do telemarketing do crime: o golpe do carro sorteado.

Pelo telefone, um homem diz que R. é vencedora de uma promoção e vai ganhar um Astra. A ligação é feita de um telefone com código 85 (Ceará). Com um discurso decorado, o rapaz comunica que é gerente de marketing da Embratel.

De acordo com o falso gerente, a promoção é uma parceria com a Nestlé e as empresas de telefonia móvel Tim e Claro. Para ganhar, basta ter três produtos da Nestlé e depois adquirir 14 cartões para recarga de celulares.

O 'ganhador' é orientado a passar o código de barras dos produtos Nestlé. Em seguida, o falso gerente pede sete cartões Claro, além de outros sete cartões da TIM, e deixa o número de um celular para contato.

"Depois perguntou quanto tempo levaria para comprar os cartões. Disse que ao ligar eu deveria dizer a frase da promoção 'Quanto mais a gente liga, mais a gente ganha' e passar o código de barras dos cartões", disse R.

R. desconfiou do telefonema e procurou a Polícia Federal, que a orientou a ir até a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. R. escapou do golpista, mas isso não é regra. Os golpes pelo telefone, como o falso sequestro e o do carro premiado, são comuns.

VÍTIMAS - Em setembro, uma mulher de São José depositou R$ 8.000 em uma conta bancária para pagar o resgate do filho, que pensava estar sequestrado. Em outubro, o golpe causou a morte de uma aposentada (leia texto nesta página).

Nem mesmo policiais estão imunes ao golpe. Em geral, segundo a polícia, esses golpes são praticados por criminosos do interior de prisões com o objetivo de conseguir dinheiro ou créditos para celular --ferramenta indispensável para que, mesmo presos, sigam em plena atividade criminosa.

Policiais do Vale informaram que a maioria das ligações parte de outros Estados, principalmente do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira, o valeparaibano entrou em contato com os criminosos, passando-se por um sorteado. Além do carro, o estelionatário prometeu que, se comprasse os cartões, poderia conhecer a atriz global Ana Paula Arósio, garota-propaganda da Embratel e protagonista da novela Páginas da Vida, da Rede Globo (leia texto nesta página).

INVESTIGAÇÃO - Apesar de cada vez mais frequentes, os golpes são ainda um desafio para a polícia. O uso de documentos falsos para habilitar o celular, a troca constante de chips e a utilização de contas bancárias em nome de laranjas dificultam a investigação.

O delegado do 1º Distrito Policial de São José, Gilmar Guarnieri, conseguiu solucionar um caso que acabou com a prisão de dois criminosos que sacavam dinheiro de uma vítima de falso seqüestro em setembro, mas reconhece que o caso foi uma exceção.

BOMBA - "É difícil [investigar] porque o celular é bomba [adquirido com documento falso] e a conta está em nome de laranja. Quase nunca chega no criminosos", disse.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 419 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal