Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/03/2009 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresas de informática suspeitas de fraude em licitação


RIO - Empresas de informática que prestam serviços ao governo federal estão sendo investigadas por fraude em licitação pública. A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em quatro empresas e no sindicato da categoria nesta quinta-feira, por haver suspeita de formação de cartel. Essas empresas correspondem a 78% dos contratos de informática que o governo federal possui. Elas foram denunciadas pelo Ministério da Educação e pelo Tribunal de Contas da União, por apresentarem comportamento suspeito durante processos de licitação.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica do Ministério da Justiça, Ana Paula Martinez, explica que já há indícios que apontam para a fraude:

- Às vezes, em grandes contratos, as empresas não forneciam propostas ao contrato esperado, ou esqueciam de fornecer um documento que é considerado básico, então ela era desabilitada e outra empresa ganhava aquela licitação. Muitas vezes, vinte empresas se apresentavam para pegar o edital e apenas uma oferecia proposta, enfim, elas mantinham um comportamento suspeito - afirmou Ana Paula.

Se a Polícia Federal e o Ministério da Justiça conseguirem constatar de fato essa prática ilegal, as empresas podem ser proibidas de participar de licitação pública por até cinco anos e ainda pagar multa de 1% a 30% do faturamento. Os administradores das empresas responsáveis pelo controle do cartel também estão sujeitos a multa e prisão de 2 a 5 anos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 150 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal