Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/03/2009 - G1 / EFE Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Suíça mostra insatisfação por ser apontada como paraíso fiscal


Paris, 18 mar (EFE).- A ministra de Assuntos Exteriores suíça, Micheline Calmy-Rey, expressou hoje a "insatisfação" de seu país por ter sido apontado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como paraíso fiscal.

"Estamos insatisfeitos por descobrir o nome da Suíça em uma lista elaborada pela OCDE de forma nada transparente", afirmou Calmy-Rey em Paris, depois de se reunir com Bernard Kouchner e Eric Woerth, ministros de Exteriores e de Orçamento da França, respectivamente.

A imprensa suíça publicou uma lista de 46 países e territórios que não cooperam suficientemente em matéria de impostos, segundo a qual os que menos se ajustam aos padrões da OCDE são Suíça, Andorra, Áustria, Suíça, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Panamá, Belize, Chile, Costa Rica, Macau e Guatemala, entre outros.

A Suíça apresentou um protesto formal à OCDE, segundo a ministra, sobre o qual ainda não recebeu resposta do secretário-geral da organização, Ángel Gurría.

Calmy-Rey reiterou que "a Suíça não é um paraíso fiscal, não é um Estado arruaceiro, não é um país que não coopere", e disse que seu país poderia estar, se existisse, em uma lista de Estados eficazes na luta contra a lavagem de dinheiro.

A ministra suíça informou a Kouchner sobre a decisão tomada por seu país de flexibilizar o sigilo bancário, uma decisão, disse, "que não foi fácil", mas que se simplificou "quando outras praças financeiras importantes fizeram o mesmo".

Calmy-Rey minimizou a importância do anúncio da França de bloquear um convenção fiscal entre os dois países até que a Suíça aceite os critérios da OCDE.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 176 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal