Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/10/2006 - 24 Horas News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco em Cuiabá é condenado a indenizar correntista por cheque não compensado


O banco HSBC Bank Brasil S/A (agência do Shopping Pantanal) foi condenado a pagar R$ 10 mil, a título de indenização por danos morais, a uma correntista cuja compensação de um cheque de sua titularidade foi negada diante da alegação de que a conta corrente encontrava-se encerrada. A sentença (processo nº. 528/2006) foi proferida hoje (27/10) pelo juiz Yale Sabo Mendes, titular do Juizado Especial do Planalto, em Cuiabá.

Nos autos, consta que a devolução indevida prejudicou a correntista perante outros credores, além de lhe causar constrangimento – ser considerada estelionatária - e abalar o crédito dela perante o próprio banco. Na avaliação do magistrado, houve má prestação de serviço por parte da instituição e, independentemente da comprovação de prejuízos patrimoniais, o HSBC tem o dever de ressarci-la.

“Mesmo que a devolução do cheque não tenha sido objeto de divulgação ou gerado inscrição do nome da autora em cadastros de inadimplentes, restou certa a existência do constrangimento junto ao fornecedor que se pretendia pagar por meio do título. Além disso, emitir um cheque com a conta corrente encerrada é considerado estelionato, figura essa tipificada no Código Penal Brasileiro”, destaca.

Mendes assinala ainda que o Código de Defesa do Consumidor responsabiliza objetivamente o fornecedor de serviços e produtos por danos causados ao consumidor em virtude da prestação defeituosa do serviço contratado ou em virtude de deficiente informação ofertada ao consumidor sobre a execução do serviço.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 397 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal