Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/03/2009 - UOL Notícias / EFE Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

OCDE nega estar elaborando lista de paraísos fiscais


Paris, 17 mar (EFE).- A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) insistiu hoje em que não elabora nenhuma lista de paraísos fiscais.

A entidade alegou ainda que se limita a entregar aos organizadores da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne as nações mais ricas e principais emergentes) informação sobre em que medida os países cooperam na luta contra a fraude fiscal.

Um porta-voz da OCDE reiterou à Agência Efe a posição de que não há listas de paraísos fiscais, desmentindo, com isso, as informações publicadas pela imprensa suíça de que haveria 46 países na relação da organização.

O porta-voz lembrou que, há semanas, a organização reconheceu que, visando à cúpula do G20, que será realizada em 2 de abril em Londres, ofereceu documentação à Secretaria do Grupo.

O órgão tinha pedido uma avaliação de como operam os diferentes centros financeiros mundiais em relação aos mecanismos existentes para combater a fraude fiscal.

A imprensa suíça se referiu na segunda-feira a uma lista de 46 centros financeiros que não cooperam suficientemente em matéria de fiscalização.

Não cumpririam os padrões da OCDE nações como Andorra, Anguilla, Áustria, Suíça, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Panamá, Belize, Chile, ilhas Cook, Costa Rica, Macau e Guatemala.

Já os países que cumprem um dos dez critérios levados em consideração são Bélgica, ilhas Cayman, Liechtenstein, Granada, ilhas Marshall, Mônaco e Bahamas.

Em uma situação menos comprometida estão Antígua, ilhas Bermudas e Virgens, Aruba, Barein, Brunei, Antilhas holandesas e as ilhas britânicas de Jersey e Guernesey.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 216 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal