Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/03/2009 - UOL Notícias / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Internet: 50% se sentem seguros em usar o internet banking


SÃO PAULO - O investimento que bancos fazem em tecnologia para tornar cada vez mais seguro o acesso aos serviços bancários pela internet vem ganhando retorno. Isso porque cerca de 50% das pessoas se sentem seguras ao acessar bancos on-line.

O resultado faz parte do estudo anual da F-Secure, empresa especializada em soluções de segurança. De acordo com o levantamento, os norte-americanos são os que sentem mais essa segurança, cerca de 63%; seguidos da França, onde 62% dos entrevistados confiam na página do seu banco.

Por outro lado, o estudo constatou que apenas 6% não veem problemas em realizar compras pela internet com o cartão de crédito.

Ninguém sabe

A pesquisa, de maneira geral, constatou que os usuários não conhecem as ameaças reais da rede. Um exemplo é o e-mail tipo phishing, que pode ser confundido com uma mensagem enviada por um banco conhecido, devido à semelhança em seu formato, mas na verdade é uma fraude à procura de informações pessoais.

De acordo com o estudo da F-Secure, 27% dos entrevistados não sabem se conseguem identificar ou não esse tipo de e-mail.

Para o Diretor Técnico da F-Secure Brasil, Gabriel Menegatti, "há igualmente muita incerteza em executar transações financeiras, mas parece que a base para estes sentimentos não está fundada necessariamente em uma boa compreensão das ameaças reais", afirma.

Pequenos internautas

O estudo também avaliou como os usuários se sentem em relação à segurança das crianças que navegam na rede e constatou que os pais estão mais preocupados. No entanto, mais de 30% deles não souberam responder se seus filhos estão seguros.

Para cerca de 54%, porém, as crianças estão expostas a qualquer tipo de risco na rede. Apenas 2% sentem que suas crianças estão seguras. Esse percentual foi verificado na Índia. A Alemanha foi o país onde os pais se sentem mais inseguros, com um percentual de 69%.

Sobre a pesquisa

A F-Secure entrevistou 2.019 usuários entre 20 e 40 anos, nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itális, Índia e Hong Kong. O Brasil não entrou na lista.

Em cada país foram entrevistadas cerca de 200 pessoas. O estudo foi realizado em dezembro de 2008.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 258 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal