Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/03/2009 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Buscas manipuladas permitem promoção de falsos antivírus


A PandaLabs alertou para a manipulação de pesquisas na Internet que vários ciber-criminosos estão a levar a cabo. Esta fraude faz com que diversos antivírus falsos sejam colocados no topo de pesquisas online.
Os ciber-criminosos estão a aplicar novas técnicas. Se, dantes, os utilizadores eram atraídos para sites maliciosos através do envio de spam para os seus endereços de correio electrónico; agora, perante a maior percepção do público para as ameaças online, está a ser utilizada uma ferramenta da Google – o Google Trends – que lista as buscas mais populares.

Ao tomar conhecimento dos tópicos mais relevantes de cada dia, os ciber-criminosos «criam um blogue repleto das palavras mais pesquisadas (Obama, Penelope Cruz, etc.) e vídeos supostamente relacionados com estes tópicos. Assim, aumentam o ranking do blogue para o colocarem no topo dos resultados das pesquisas», avançou a Panda em comunicado.

«Os utilizadores que confiem nestes resultados acabarão numa página web em que será solicitado o download de um codec ou plug-in que permita a visualização do vídeo. Ao fazê-lo, estarão a transferir malware, geralmente um falso antivírus», explicou Luís Corrons, director técnico do PandaLabs.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 207 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal