Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/03/2009 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Chaves: Dólares destinavam-se a países do Leste e africanos


O destino provável dos dólares norte-americanos contrafeitos apreendidos pela Polícia Judiciária na zona de Chaves seriam «países do Leste e africanos», foi hoje anunciado.

«Em Portugal não se transaccionam tão elevadas quantidades de dólares contrafeitos, estas transacções têm habitualmente o mesmo tipo de destino», afirmou, no Porto, Rui Nunes, coordenador da investigação.

A operação levou à detenção de dois homens por contrafacção e passagem de moeda falsa e à apreensão de 10 mil notas falsas de 100 dólares de «elevada qualidade» que terão sido produzidos por um sistema tipográfico.

«Encontramos dois tipos diferentes de falsificação. As notas tinham números de séries diferentes e foram fabricadas em alturas diferentes», afirmou Rui Nunes, referindo que está a ser investigada «a afinidade com outras apreensões anteriores».

Entre o montante apreendido encontrava-se uma pequena quantidade de dinares iraquianos verdadeiros, uma moeda que é «altamente desvalorizavel» e que, de acordo com a PJ, «há indícios de que é usada em grande quantidades, fazendo crer que é valiosa, em burlas».

De acordo com o investigador, esta foi «a primeira apreensão de relevo deste ano», em termos de moeda contrafeita.

Sem apontar valores, o responsável salientou que em 2008, a directoria da PJ do Porto foi «a que apreendeu mais moeda falsa», referindo que na zona de Chaves já foram efectuadas outras apreensões idênticas.

Os dois detidos, de 51 e 28 anos, comerciantes, e sem antecedente criminais, foram já submetidos a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coacção de apresentação periódica às autoridades.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 203 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal