Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/03/2009 - Portal Click Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mais um golpe pelo celular faz várias vítimas na região


Falsas promoções e premiações são oferecidas por mensagens emcelular e enganam clientes de operadoras de telefonia móvel.

Com a popularização da telefonia móvel no Brasil, popularizaram-se também os golpes feitos através do celular. O golpista se aproveita da falta deintimidade do usuário com a quantidade variada de tecnologias que envolvem arede celular e o descaso das operadoras com a segurança de seus consumidores para enganar, fraudar e extorquir.

Os golpes mais comuns que utilizam esse meio de ação são:

- Mensagens chegam por SMS e pedem para o destinatário entrar em contato por telefone; criminosos solicitam depósitos para o recebimento do falso prêmio, ou ainda o tradicional golpe de aniversário de operadora de celular onde o golpista menciona apremiação após o envio de algumas mensagens a outros números de telefones.

A secretária Luciana Novaes, 35 anos, comenta sobre a ultima fraude que está acontecendo e explica que recarregou créditos e foi vítimadeste golpe. “A mensagem que recebi dizia: Viva! A operadora hoje faz aniversário! Envie esta mensagem a 15 números diferentes e ganhe R$750 de créditos. Como estava sem créditos, imediatamente comprei um cartão de recarga e passei as mensagens”, relata a secretária.

A equipe do Jornal O Diário do Noroeste entrou em contato com o serviço de atendimento da operadora envolvida nos golpes das falsas mensagens eobteve a informação sobre o que deve ser realizado no caso do recebimento destas. “As premiações e promoções devem ser desconsideradas, pois se trata deum novo golpe que está sendo aplicado em várias cidades. As promoções das operadoras, quando enviadas via SMS para os usuários, terão sempre com o remetentes o nome da operadora ou um dos seus números de serviço”, explica aatendente Márcia Ferreira.

“Agora verificarei sempre o remetente das mensagens, evitando essetipo de golpes”, enfatiza a secretária Luciana que foi vítima desta fraude.

O aposentado Norival Xavier, 67 anos, diz que uma sobrinha járecebeu este tipo de mensagem e comenta sobre este golpe. “A mensagem que minhasobrinha recebeu dizia: Parabéns seu aparelho móvel foi contemplado! Vocêganhou um Citroen!” conta Norival.

Uma das empresas mais utilizadas indevidamente para essa finalidade é o SBT, tanto que a emissora deixa um comunicado em sua página na internet alertando para o fato de que não entra em contato com ganhadores através de mensagem de texto. Segundo a assessoria do SBT, só mudam os modelos dos carros nas mensagens. O enredo é sempre o mesmo.

O aconselhável é não retornar ligações desconhecidas. “Quando receber uma mensagem de texto no seu celular desse tipo, ou de um número desconhecido não se deve ligar para o número de telefone que aparece na tela”,diz o aposentado.

É cada vez mais comum o uso de mensagens de texto para golpes, aexemplo do que acontece também via internet com os e-mails fraudulentos.

Quem acredita no golpe, geralmente é solicitado pelos criminosos aadquirir cartões telefônicos ou a fazer depósitos para custearem as despesas do processo. Só assim as vítimas conseguiriam receber seus prêmios.

Falso seqüestro - O “Golpe do Falso Seqüestro” consiste na realização de chamada informando sobre a realização deum suposto seqüestro de algum familiar da pessoa que atende a ligação.

Na maioria das vezes, o golpista liga para uma pessoa, pedindo que desligue seu celular durante um determinado período, sob a alegação de seu aparelho foi supostamente clonado. Durante esse período, ele entra em contato com seus familiares e informa sobre o falso seqüestro. A família, ao tentar entrar emcontato com a pessoa, percebe que o aparelho está desligado, e acabaacreditando na farsa.

As operadoras nunca ligam para os usuários solicitando que os mesmos realizem testes ou que desliguem o celular.

Dicas de segurança – As operadoras orientam ao cliente que ao receberligações de pessoas desconhecidas, não forneça seus documentos e dados pessoais.Também evitar atender ligações a cobrar de números desconhecidos. Desconfiar deligações sobre promoções, entrega de prêmios ou bônus de créditos. Por segurança, solicite os dados (nome, função, empresa) de quem ligou.

Falsas promoções – È necessário orientar familiares a procederem do mesmomodo.

Ficar atento ao receber ligações a cobrar ou com o número deorigem inibido.

Caso seja vítima deste golpe, verifique se seu parente está bem edesligue o aparelho.

Registre a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

Ao receber informações sobre qualquer promoção, procure sem preaveriguar a existência, através de contato com as empresas envolvidas

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 284 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal