Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/03/2009 - MS Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Combate a perdas em Dourados já tem resultados positivos


A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) concluiu o primeiro levantamento para avaliar os resultados dos trabalhos de combate a perdas em Dourados. O levantamento teve início nos primeiros dias de fevereiro e se encerrou no dia 22 do mesmo mês. Os primeiros dados apontam para uma redução de 50% nas perdas.

A Sanesul escolheu uma região da cidade para as primeiras análises. Os bairros que compõem a região visitada são Parque das Nações Segundo Plano, Vila São Braz, Jardim Jockey Clube, Vila Mariana, Vila Valderez, Estrela Verá, Canaã IV, Chácara Califórnia e Canaã II.

De acordo com o gerente de operação e tecnologia, José Roberto Cardoso, os números contabilizados deram como resultado uma perda real de 31,5% para o setor. “Este valor é bem abaixo do valor do restante da cidade de Dourados, cuja perda é de quase 60%”. Ou seja, em apenas quatro meses, o trabalho de combate a perdas no município reduziu pela metade esse valor.

Outros dados da macromedição apontam um aumento no volume micromedido. Em janeiro de 2008, a Sanesul havia medido pouco menos de 27 mil metros cúbicos. Já em janeiro deste ano, foram mais de 38 mil metros cúbicos de água.

Houve, ainda, um aumento no volume faturado de água por ligação. Antes era de 11,7 metros cúbicos e agora, de 15,5 metros cúbicos. O que equivale a um aumento de 32,5%. Além disso, em janeiro de 2008, foram faturadas 2.288 ligações; e em janeiro de 2009, 2.448. Houve um incremento de 160 unidades faturadas, gerando aumento na arrecadação.

Sobre o programa
O programa de redução e controle de perdas do sistema de abastecimento de água de Dourados teve início em outubro de 2008 e se estenderá até o final deste ano. O valor do investimento em Dourados é R$ 2,4 milhões de recursos da própria Sanesul.

Os serviços para o combate às perdas vão desde revisão cadastral, substituições de registros e hidrômetros, pesquisa de ligações inativas e de consumo baixo e pesquisa de fraudes nas ligações, até pesquisa de vazamentos invisíveis, conserto de ramais e redes danificadas, entre outros.

Com o programa, toda a população abastecida da cidade de Dourados será beneficiada, já que todas as ligações ativas e inativas serão visitadas, ou seja, as melhorias serão refletidas em todo o sistema de abastecimento de água, que atende cerca de 165 mil habitantes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal