Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/03/2009 - Jornal Exclusivo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Olha o golpe!

Por: Lia Nara Bau


O varejo é alvo fácil de fraudes e extorsões. No entanto, algumas medidas simples podem diminuir e até evitar que a loja seja lesada. Segundo o consultor especializado no combate e prevenção a fraudes, Arnaldo Ferreira dos Santos (Florianópolis/SC), o sucesso dos golpistas em mais de 80% das fraudes aplicadas no comércio brasileiro é explicado não pela habilidade do falsário, mas sim pelo excesso de rapidez na identificação do cliente, e pelo despreparo, desatenção e a confiança demasiada de vendedores, balconistas e caixas.

"Com medo de perder o cliente, ou não criar constrangimentos, lamentavelmente, o comércio relaxa no processo de identificação, acentuando o problema por conta de uma cultura equivocada da qual todos fazemos parte, que é a de ficarmos chateados quando alguém nos identifica corretamente", afirma.

Para Santos, é importante entender que sempre que alguém procede corretamente no processo de identificação, na verdade está procedendo em prol da nossa própria segurança, evitando com isso que alguém, de forma indevida, faça uso de nossos dados pessoais, como consequência da perda ou roubo e extravio de nossos documentos.

Treinamento Para o autor do site Monitor das Fraudes e do livro Manual das fraudes, Lorenzo Parodi (São Paulo/SP), a melhor forma de proteção é a prevenção. "A prevenção se dá através de informação preventiva, de criação e aplicação de regras e procedimentos seguros e de treinamento dos funcionários e dos próprios donos dos estabelecimentos", ensina.

Parodi explica que, de uma forma geral, eles devem ser treinados sobre as principais modalidades de fraude e os perfis mais comuns dos fraudadores. "Além disso, devem receber treinamentos no que diz respeito a aspectos teóricos das fraudes e a detecção de documentos ou valores (dinheiro, cheques, cartões) falsificados", salienta.

Conferir documentos com foto ou consultar sistema como Serasa muitas vezes não inibe algumas fraudes. O que mais o varejista pode fazer? Para Parodi, é importante entender que as fraudes não podem ser eliminadas por completo, mas se pode reduzir até um nível em que não incomodem. "As medidas e as ferramentas preventivas não são suficientes sozinhas para combater as fraudes, mas são importantes e devem ser utilizadas em conjunto com outras medidas, como a estruturação de processos mais seguros e treinamentos constantes", enfatiza.

Santos aponta outro fato que tem gerado transtorno e prejuízo aos lojistas, e do conhecimento do Banco Central, é a grande incidência de contas bancárias abertas de forma fraudulenta. É operação padrão dos golpistas a de utilizar carteira de identidade falsa e, após os prazos de emissão do talonário de cheques, sair lesando o comércio.

"O que o lojista muitas vezes não sabe, é que a Circular 2025 do próprio Banco Central, que disciplina o processo de abertura e movimentação de conta bancária, possibilita atribuir responsabilidade pecuniária ao Banco que abriu uma conta de forma inapropriada e permite o ressarcimento ao lojista", ensina.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 439 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal